Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

Mostrando postagens com marcador Ônibus. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ônibus. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 18 de junho de 2013

Coluna do Vargas - Brasil: O país dos falsos heróis


            Depois de muito relutar, vi-me na obrigação de manifestar minhas opiniões mediante as manifestações populares que estão acontecendo há uma semana. Tenho acompanhado os  protestos. Embora as causas sejam justas, vi muitos exageros e muitas faltas de argumentos nos protestos. Há muita gente reclamando sem saber porque o faz.

            Este artigo em hipótese alguma tem a pretensão de ser conclusivo. Meu objetivo é apenas mostrar minha descrença nas manifestações populares brasileiras, no sistema democrático em vigor e problemas correlacionados ao despreparo das instituições militares.


a) Sistema democrático

            Prezados, usando a sapiência com serenidade digam-me: quando vivemos numa democracia? Se contarmos que o Brasil Império veio até 1889; que na Republica Velha que veio até 1930 aplicava-se o voto do cabresto; que Getúlio de um Golpe de Estado influenciados pelos ideias Nacionalistas que tinham como pilares o higienismo e eugenismo; que em 1964 houve o golpe militar que veio "terminar" em 1985, vejo que os brasileiros só tiveram o prazer de falarem o que pensam somente por 40 décadas não sequenciais.

            Poder-se-ia chamar de país democrático, um povo que é obrigado a votar? A prova cabal de que nunca vivemos numa democracia é justamente este ponto meus amigos. Sim, pois se não votarmos, temos como punições previstas: pagamos uma multa, ou estar sujeitos a não conseguir tirar passaporte ou estarmos sob a possibilidade de trabalharmos nos dias eleitorais. Isso quer dizer que se não acreditarmos em nenhum dos "cidadãos" que aspiram nos gerir; nós, os pagadores de impostos, é que pagamos a conta de um jeito ou de outro.

            Democracia no Brasil é uma alcunha de muito mal gosto. Para estarmos num estado democrático e laico, não podem haver três coisas básicas: imunidade parlamentar, estabilidade de emprego público e Direito Militar . Por que digo isso?

            A imunidade parlamentar é um ferramenta importante para sistemas de ditaduras militares, onde os que estão no poder precisam de ter liberdade e autonomia de ação para agir contra toda e qualquer oposição ao estado, sem fazer qualquer prestação de contas a população. São punidos caso algum dos membros do governo cometam excessos aí sim faz-se as CPIs para definir o futuro do político intimado. Fica a pergunta: por que a imunidade parlamentar não caiu junto com a ditadura militar? Para eles continuarem no poder fazendo os mandos e desmandos para atenderem única e exclusivamente os interesses individuais e corporativistas dos políticos eleitos por nós.

            A estabilidade do funcionalismo público foi criada para justamente aprovarem os cidadãos civis que estariam aptos a trabalharem junto ao órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal. Para trabalharem nesses locais, precisam estar aprovados em concursos públicos. Se é assim, por que constatamos que há nepotismo nos órgãos públicos? Será que são aprovados os melhores colocados ou os que possuem parentes nos órgãos públicos? Em última análise, a estabilidade de cargos públicos foram criadas para empregar as famílias dos militares que estavam no poder com a finalidade de não ter oposição de pensamento na máquina pública. O pensamento em vigor é: "aos amigos tudo, aos inimigos a lei".

            Direito Militar fica a pergunta: quais são os direitos e deveres dos militares? Tenho certeza que muitos militares, que cometeram crimes e atentados contra a vida de cidadãos que se manifestavam contra ao que estava em vigor, não foram punidos e os que foram julgados estava sobre a tutela do Direito Militar. Por que eles continuam com poderes diferenciados dos civis? Eles são uma raça superior?



b) Despreparo Militar

            Meus caros, essa segunda parte visa trazer mais dados históricos que são relevantes para entendermos a base do despreparo militar.

            Hoje, enaltece-se um herói que é Duque de Caxias. Herói? Há artigos que falam que o Brasil na Guerra do Paraguay estava sendo derrotado. Tendo em vista que o Brasil tinha 42 anos como país independente, um país em construção e insalubre, onde o trabalho escravo estava no auge e a extensão territorial imensa; as instituições militares não receberam investimentos para sua melhoria.  O nosso despreparo militar era tão evidente que para alguns historiadores o Brasil só venceu esta guerra por terem jogado  corpos de milhares de soldados brasileiros mortos nas águas pluviais e, os soldados paraguaios ao consumirem a água contaminada começaram a morrer por conta de epidemia de Tifo e não das batalhas propriamente narradas. 19 anos depois o Brasil tornou-se uma república por ação dos militares.

            Em 1910, com o apoio do Barão do Rio Branco, um grupo de militares brasileiros foram enviados a Alemanha para receberem instruções a serem implementadas no Exército Brasileiro. Esses militares receberam o apelido de os jovens turcos. Em função dos resultados da Primeira Guerra Mundial, esse grupo acabou não implementando a doutrina germânica aprendida. Daí veio a Missão Militar Francesa de 1920 onde começou o processo de modernização do Exército Brasileiro.

            Como a população brasileira era insalubre, fraca, incapacitada para o mercado de trabalho da sociedade industrial e quase semi analfabeta; os militares foram os primeiros "cidadãos modelo" a serem produzidos pelo sistema.

            Ainda sobre esta perspectiva, em 1930 Getúlio Vargas deu o golpe e assumiu o poder. Embora ele não assumisse isso publicamente com medo das sanções internacionais que poderia receber, era claro que comungava dos pensamentos nacionalistas que estavam sendo empregados na Itália, Portugal, Espanha e Alemanha.

            Chegando a uma história mais perto da geração atual, veio a Ditadura Militar de1964 onde ainda sofremos consequências disto. Sendo assim as instituições militares nunca deixaram de estar no poder, nunca deixaram de ser autoritárias, nunca deixaram de confrontar com os civis brasileiros e nunca estiveram prontas para dialogar com o povo.

c) Descrença nas manifestações do povo brasileiro




            Diante dos fatos apresentados nos tópicos anteriores digam-me: qual é o histórico que temos de manifestações populares?

            As únicas manifestações populares que tem aceitação são as culturais como Carnaval, Festas Juninas (que estão ficando escassas) e esportiva no caso o futebol.

            A primeira manifestação popular em que o povo não sofreu tanta retaliação foram os falsos heróis "caras pintadas". Muitos nem sabiam o que estavam fazendo lá e os reais motivos do pedido de impeachment. Por que será que não houve retaliações? Porque o principal motivo foi o Plano Collor ter mexido na grana da classe média que estava aplicada nas Cadernetas de Poupanças. Para os que não se recordam, diante a desvalorização da moeda, esse era o único fundo de aplicação onde perdia-se menos. Para os que não sabem, o Plano Collor foi inspirado no programa alemão pós guerra, que teve como objetivo, reestruturar a economia do país que estava devastada depois da guerra. Curiosamente, 65 anos depois do fim da Segunda Guerra, já era a terceira maior economia do mundo e a maior economia da comunidade européia antes do recente anúncio da Crise do Euro.

            Quando vejo as atuais e recentes imagens da TV , vejo as mesmas cara de jovens que não sabem porque estão lutando assim como as de 1991. Jovens usando a camisa do "CHE" e se nomeando revolucionários. Consequentemente estes novos cidadãos perante a lei não dimensionam os seus atos. Nota-se no discurso deles, que alguém está os regendo. Esses pós-adolescentes não tem a bagagem histórica para entender o que estão fazendo. Está tudo muito orquestrado demais. Invadir os palácios governamentais ao mesmo tempo, em sincronia nas 4 maiores metrópolis do país justamente quando a imprensa internacional está voltada para cá, por conta de um mega-evento esportivo? Certamente, os revolucionários dos vinte centavos não pensariam nisso e estão sendo regidos por alguém que ainda não teve a coragem de se identificar.

            Está claro e nítido que o discurso deles são enlatados e em harmonia com vários locais do Brasil. Só não vê quem não quer ver. Na minha opinião se eles fossem politizados de fato, teriam feito isso não por conta dos R$ 0,20 de aumento das passagens. Por que não fizeram nada para protestar pelo descaso saúde pública? Garanto que muitos não fizeram nada pois pagam uma bi tributação ao ter um plano de saúde e estão pouco se lixando para os muitos brasileiros que morrem nos hospitais públicos todos os dias. Por que não fizeram nada por conta do mal ensino no país? Garanto que muitos destes que estão a protestar nas ruas que fazem um abaixo assinado contra um professor que é exigente. Usando uma causa local do Rio de Janeiro, por que não fizeram isso quando foi colocado ao conhecimento público que o Governo do Estado e a Prefeitura do Município agiram de forma ilegal e arbitrária ao passarem por cima das determinações do IPHAN quanto ao tombamento do entorno do Maracanã e de outros locais históricos com o objetivo de favorecer as empresas do senhor Eike Batista? Eles se revoltam quando aumentam R$ 1,00 quando aumentam a cerveja que bebem?

            Eu teria muitos outros porquês a fazer que justificam a minha dúvida da autenticidade desse movimento, no que se refere a sua ideologia.

            Contudo, o direito de manifestar-se é legítimo, previsto em lei na nossa Constituição e acho isso bonito. Há muita coisa errada acontecendo e que de fato precisa ser argumentada e criticada. Sendo assim isso não dá o direito da Polícia Militar agredir preventivamente para calar o povo. Essa instrução militar de tratar o povo como fizeram na ditadura não é adequada, não pode ser legítima e precisa ser revista. A polícia não tem o mínimo preparo para lidar com o povo mas o nosso povo é muito mal educado em muitos quesitos pois não consegue respeitar as leis de boa convivência nos dias normais.

            O mais interessante e curioso de tudo é que a atual Presidenta da República Federativa do Brasil e os Governadores e Prefeitos, que sem sempre utilizaram nos discursos das campanhas eleitorais de terem sido contra ou sofrido a Ditadura de 1964, hoje tentam aplicar uma em 2013.
            Infelizmente, algumas verdades hão de ser ditas. O povo brasileiro não tem a educação, tradição e cultura para saber manifestar, sustentar e perseverar atrás dos seus ideais. O povo brasileiro não tem o espírito de coletividade. O povo brasileiro não tem o conhecimento da própria história para embasar o que pleiteia e por isso não conhece a sua força.

    Esses jovens que estão nas ruas lutando nunca viveram numa ditadura como eu vivi. Nunca tiveram que ser subversivos porque ouviram uma música que estava proibida pela censura. Nasceram num mundo das relações digitais; da informação livre, rápida e imediatista. Eles clamam pelo direito de se manifestar mas não sabem o que é estar privado de falar o que pensa.

    Conforme pontuei, creio que nunca fomos democráticos na prática e na essência. Pergunto: pelo que estamos lutando? Enquanto não mudarmos a nossa legislação no que se refere a imunidade parlamentar, estabilidade de cargos públicos, voto não obrigatório e direito militar, nada do que pleitearmos dará certo pois quem nos gere não tem sanções. Isto é a base da impunidade no Brasil que nos revolta tanto.

            Há um ensinamento que tive de uma grande mestra: "Se queres ter a razão nunca use o argumento de força e sim a força do argumento". Portanto, nos ocorridos em questão, o povo tem o direito de manifestar e lutar pelos ideiais porém, perde a razão ao quebrar e incendiar o locais públicos. Se não mudarem a estratégia, vão continuar dando motivo aos policiais militares agirem sob a tutela da força e autoritarismo em nome de preservar a ordem e o patrimônio público.

            Sendo assim, tenho poucas esperanças que esses últimos ocorridos surtem em algum resultado. Somos o país que produzimos falsos heróis porque os nossos supostos heróis nem sabem por qual história e causa lutam.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Carta aos Revolucionários / Ou como realizar um protesto


É pedir muito pouco pra tanto barulho

Desde o começo deste blog eu sempre publiquei ideias de que o povo brasileiro deveria se levantar e protestar contra as autoridades. Eu não mudei de ideia sobre isso, continuo achando que o povo deve ir às ruas protestar contra aquilo que considera injusto ou abusivo.

Também já disse muitas vezes que o brasileiro é um povo curioso. É fácil você encontrar alguém reclamando do pais, da politica, dos preços. Mas é raro vermos protestos nas ruas, que não sejam de cunho politiqueiro controlado por algum partido qualquer, o povo não vai às ruas. Tudo sempre se limita a estudantes guiados por alguma entidade com interesses naquele protesto, mesmo que seja mera oposição cega.

Estamos vivendo um momento de tensão que não parece ser causada apenas pelo recente aumento das tarifas de ônibus em São Paulo e em outras capitais do pais. A vida está mais cara, as nossas perspectivas parecem cada vez mais distantes; vivemos um período de insegurança com bandidos se dando ao luxo de incendiar cidadãos de bem por mera birra; salários baixos em relação à inflação; transito caótico por falta de planejamento, excesso de veículos e transporte deficiente, obras tapa buracos para a Copa e Olimpíadas; muitos impostos e pouco retorno nos serviços básicos: Saúde, Transporte, Segurança. Tudo isso após um grande espetáculo que forjou um novo "milagre brasileiro" (Como se o primeiro já não tivesse sido uma farsa) que está se provando ser mais uma mentira.

Vivemos em um país onde além do Executivo, Legislativo e Judiciário, existem outros poderes (banqueiros, ONGs, pirataria, narcotráfico, milícias, bicheiros etc.) todos envolvidos e protegidos por algumas autoridades corruptas e parte da imprensa tendenciosa e comprada.

O brasileiro não tem mais o hábito de protestar no cotidiano. Além de não protestar ACEITA passivamente decisões e mudanças com as quais ELE NÃO CONCORDA. Não há a menor resistência contra abusos como aumento de preços de transportes, taxas, benefícios exorbitantes a parlamentares, leis claramente autoritárias nem mesmo gastos absurdos com obras que em nada melhorarão a vida do povo.

Passagem

Eu não me importaria em pagar passagem cara, desde que o serviço fosse minimamente decente, não esse "padrão chiqueiro" que temos no Rio. Mas isso é uma opinião minha, pois já sou descontado em folha mensalmente para usar o Bilhete Único. Portanto para alguém que pague as passagens do próprio bolso (Estudantes e desempregados por ex) o aumento de 0,20 R$ pode sim sair salgado.

Todo esse cenário deveria ser mais do que suficiente para uma revolta popular. O pau tem que cantar mesmo!! Mas existem formas mais inteligentes de fazer isso.

- Não concordo com a reivindicação (não aumentar as passagens ou Passagem preço 0) que acho fraca - Já disse que os protestos deveriam ser para exigir eficiência, conforto, praticidade, modernização e aumento da frota enfim um bom atendimento - abre brechas para mais custos e impostos caso o governo decida não aumenta-los para o pagante. Sei que socialistas adorariam isso, afinal eles adoram um subsidio governamental, mas quem paga essa conta no final? Vamos aos fatos:

Todos pedem para reduzir o preço, mas não percebem que significa que o custo vai se manter ou subir com a diferença que vai ser pago pelo estado em vez do consumidor. Isto implica um de 3 cenários: 1 - Maiores impostos, 2 - Endividamento, que resultarão em maiores impostos no futuro com juros, 3 - Imprimir dinheiro, que resultará em inflação no futuro. Lembra do tomate?

- Não concordo com os métodos usados. Acho burros, mal planejados e sem efeito prático; pois falta o principal para um protesto ter efeito: Apoio popular.

Atrapalhar o direito de ir e vir do povo é de uma estupidez e de uma falta de respeito ímpar!! Como libertário isso me agride o estômago.

Ferrando o Ferrado, mas por uma boa causa

Não vai ser promovendo quebra quebra e atrapalhando o transito no sagrado horário da volta do trabalho do cidadão - que só quer chegar em casa e descansar - que os "manifestontos" vão conseguir o apoio popular.


O Grupo Passe Livre (O Movimento em sua maioria é formado por militantes do Psol, PSTU, PCO, PCR e PCdoB) organizou os protestos contra o aumento das passagens. Foi para as ruas com faixas e (suponho eu) tentaram fazer com que a manifestação fosse pacífica, mesmo obstruindo ruas e avenidas no meio do horário do rush, mesmo não havendo controle sobre quem entra ou não na marcha o que levam às depredações e atos de vandalismos amplamente divulgados na TV. Mas de boas intenções o inferno, os movimentos sociais e os partidos de esquerda estão cheios.

Vejam o tamanho da tolice. No caso de São Paulo Prefeito e Governador estão em Paris tentando trazer a Expo 2020 para a cidade. Portanto as duas autoridades responsáveis pelo aumento das passagens sequer estão na cidade.


É um movimento legitimo, não é partidário...


Sem contar que a presença de partidários dos partidos nanicos de esquerda como Psol, PSTU e  PCO só serve para tirar o caráter popular da manifestação. Soando muito mais como um ataque politico ao prefeito e ao governador de São Paulo. Eu sei bem o que eles querem e enquanto houver bandeiras desses partidos, afirmo que os protestos são uma farsa com intuito apenas politico!

Nossos amiguinhos pelo visto, não aprenderam nada com o fiasco do episódio da Aldeia Maracanã no Rio de Janeiro.


Eu não pedi, mas assim mesmo obrigad... não, péra!

Faço questão de lembrar aos colegas "militontos" destes partidos: O mal da esquerda é achar que possui uma procuração do povo para defender seus direitos. Eu pelo menos não me lembro de ter dado uma procuração para alguém lutar pelos meus direitos.  Nem eu e pelo visto ninguém que (assim como eu) ficou preso no transito na volta pra casa, que já costuma ser caótica em dias úteis.

O cidadão já tem alguém que foda o seu dia-a-dia na volta para casa - e nos demais aspectos de toda a sua vida - ele se chama: Governo. Nós votamos neles. Lembram, democracia? Aquele negócio que eu chamo de a "Ditadura da maioria", e que vocês normalmente reclamam dela quando o eleito não é alguém que vocês aprovem, conhecem?

Não foder com a vida do povo que vocês dizem defender é essencial para obter o apoio popular. Quem sabe até consigam que eles se simpatizem e se unam a vocês.

Pratique o que você prega: Ferre quem te ferra

Seria bom que nossos revolucionários brasileiros antes de cagar regras e tentar mudar o mundo (ferrando com os joelhos de quem está em pé num ônibus lotado por três horas), antes reformulasse suas propostas e passassem a dar soluções reais aos problemas e atacar na fonte deles: Os governantes, todos eles!

Falando em um termo que vocês possam entender: Foda a vida do opressor, não do oprimido. Capiche? Preciso desenhar? Então eu desenho.



Voltando onde estava...

Não atrapalhe a vida do povo. Fechar a Av: Paulista ou a Presidente Vargas só ferra com a vida de quem é ferrado. Prefeitos e Governadores podem sobrevoar a cidade de helicóptero e dar tchauzinho para vocês e o melhor às suas custas ($$$).

É tão óbvio que fico pasmo como isso ainda não passou pelas brilhantes mentes universitárias de nossos "heróis voluntários". Realizem protestos que fodam com a vida dos governantes. Atrapalhem o dia dia de suas famílias de seus vizinhos.

Vou dar um exemplo: Por mais que eu ODEIE o prefeito Eduardo Paes, adoraria que fosse meu vizinho. Seria garantia de que meu bairro seria o mais bem cuidado da cidade. O ideal é fazer com que ninguém deseje ter o prefeito ou o governador do estado, nem seus vices no mesmo prédio ou rua.

(Eu disse que como libertário atrapalhar o direito de ir e vir do povo, ou de alguém me embrulha o estomago. Mas neste caso eu posso tomar um sal de frutas.)

Outro exemplo: Se o problema de sua cidade é o lixo. Juntem o máximo que conseguirem e entulhem a porta da casa do prefeito com ele.

Há pouco eu disse que o Prefeito e Governador de São Paulo encontravam-se em Paris. Não tem nenhum simpático parisiense ao movimento que queira ir perturbar a viagem deles?



Lembrando sempre: Alguns de vocês estão pedindo ao estado, mais estado (Passagem mais baratas ou a 0,00 R$). Não reclamem quando receberem "doses cavalares de estado" no lombo via PM. Porque é isso que um estado como o nosso faz.

E mesmo que façam tudo pacificamente a nossa maravilhosa, bem treinada, bem remunerada e consciente policia militar (vulgo Choque) irá descer a lenha em vocês assim mesmo. Ainda mais se estiverem protestando em plena Vieira Souto, ou em Moema, Alphaville. Seja onde esses ratos vivem. Aí reagir terá sua razão até por uma questão de proteção.

Se é pra ser chamado de Vândalos, e serão, façam isso direito.

Tenham em mente que o Brasil está neste momento realizando uma competição internacional que está recebendo turistas de todo o mundo. Eles vieram deixar seu suado dinheirinho aqui para nossos comerciantes. Não os perturbem. E não se esqueçam que por tal motivo a segurança será reforçada, pois assumimos um compromisso de evitar ataques terroristas (medo existente desde os jogos de Munique). Seu manifesto pode ser rechaçado com violência.

Estejam preparados para isso e tenham planos prontos de contingência: Fuga, re-aglomeração em outro ponto seguro pré determinado e assistência médica para cuidar de feridos. Definam também um (dois no máximo) representante para atuar como negociador e sobretudo não sejam identificados caso não tenha apenas a policia para reprimir a ação (P2).

O povo sem dúvidas irá entender que vocês estão lutando por ele. Que seus motivos são justos e que estão atacando aqueles que nos ferram. Que estão dando aos governantes o troco que eles merecem.

No mais chega, já dei muita dica para vocês. Agora pensem mais e gritem menos.

Mais
Entendam melhor os motivos que levam a por exemplo uma passagem cara lendo aquiaqui e aqui.

domingo, 9 de junho de 2013

Sobre o aumento das passagens: O pau tem que cantar! Mas pelas exigências certas.



Eu tenho sentimentos bem dúbios em relação aos protestos que estão ocorrendo em várias cidades contra o aumento das passagens dos ônibus.

Eu não me importo em pagar passagem cara, desde que o serviço seja minimamente decente, não esse "padrão chiqueiro" que temos no Rio.


Principalmente se levarmos em conta a forma em que foi feita a padronização dos ônibus no cidade, de forma obscura e com uma licitação pra lá de suspeita. Então, olhando por este lado estou com os manifestantes.

O pau tem que cantar mesmo!!!! Mas existem formas mais inteligentes de fazer isso. Porém não concordo com a reivindicação.

Os protestos não deveriam ser pela redução, até porque a inflação voltou (parabéns PT). Os protestos deveriam ser para exigir eficiência, conforto, praticidade, modernização e aumento da frota enfim um bom atendimento.

Fica parecendo que para os manifestantes, desde que não aumente o preço; podemos continuar correndo o risco em veículos caindo aos pedaços com bancos soltos, vidros estalando, ferrugens à mostra, pulgas e baratas fazendo do coletivo um "habitat natural"; além do perigo de ter estes veículos dirigidos por maníacos e homicidas em potencial.


Não vai ser promovendo quebra quebra e atrapalhando o transito no sagrado horário da volta do trabalho do cidadão - que só quer chegar em casa e descansar - que os "manifestontos" vão conseguir o apoio popular.

O mal da esquerda é achar que possui uma procuração do povo para defender seus direitos. Eu pelo menos não me lembro de ter dado uma procuração para alguém lutar pelos meus direitos. Já faço isso à minha maneira.

Depois não reclamem quando o trabalhador assistir na TV e chama-los de vagabundos. Boas intenções são boas mas um pouquinho de inteligência ao planejar uma ação é muito importante.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Paes deve aumentar preço das passagens de ônibus



Paes diz que reajuste da tarifa de ônibus não deve ser adiado

O reajuste das tarifas de ônibus no Rio deve acontecer em junho.
A informação é do prefeito Eduardo Paes, que esteve em Brasília, nesta terça-feira, para uma reunião com o ministro da Fazenda Guido Mantega. Na ocasião, ele esclareceu que tem uma obrigação contratual e que precisa anunciar aumento nas passagens no próximo mês.

- Se tiver algum reajuste para dar, vou dar esse reajuste - disse Paes.

No início do ano, as prefeituras do Rio e de São Paulo seguiram uma recomendação do Ministério da Fazenda e adiaram os aumentos das tarifas de ônibus, devido ao seu peso na inflação.


Fonte: Extra


Comentário: Comparado com a qualidade do serviço prestado eu não sei não, o serviço tinha que ser de graça.
A proposito. Ontem, quando voltava do trabalho ví um desses lijeirões enguiçado na Av das Américas. Como triangulo o motorista usou um saco de lixo de entulho de uma obra da prefeitura. Uma pena eu não ter fotografado. Mais simbólico impossível!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Prefeitura do Rio vai ter que explicar reajuste surpresa na tarifa de ônibus

Fonte O Dia.

Rio - O Ministério Público (MP) vai cobrar da Prefeitura do Rio explicações para o reajuste das passagens de ônibus no município acima do índice da inflação. Nesta terça-feira, foi instaurado procedimento preparatório de inquérito civil. O promotor de Justiça Augusto Vianna Lopes, da Tutela de Defesa Consumidor, oficiou a prefeitura para que apresente os estudos técnicos que embasaram o aumento de 10% (de R$ 2,50 para R$ 2,75 na segunda-feira), enquanto inflação foi de 6,3%..

Nesta terça-feira, a Ouvidoria do MP recebeu 25 reclamações de usuários sobre o aumento, que não foi avisado aos passageiros com a antecedência devida. O diretor regional da Associação Nacional do MP do Consumidor, promotor Rodrigo Terra, explica que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, reajustes de serviços essenciais devem ser avisados antes da aplicação da nova tarifa. O anúncio só aconteceu na sexta-feira para passageiros de ônibus comuns e, no caso dos com ar-condicionado, a informação foi divulgada no dia em que começou a cobrança.

“Não prepararam o consumidor para enfrentar esse novo custo. Ônibus, para a maioria das pessoas, é necessidade”, explicou Terra. A Secretaria Municipal de Transportes alega que o contrato das empresas de ônibus não prevê o aviso prévio do reajuste.

“A prefeitura tem dez dias para responder a nosso ofício. É o segundo aumento da passagem em um ano. Só que eles mantiveram o mesmo índice de reajuste usado da última vez, quando o cálculo foi feito considerando o prazo de um ano”, disse Vianna Lopes.

Comentário: Espero que não só fique nos esclarecimentos e que se tomem providências. De preferência revogando o aumento.

domingo, 8 de maio de 2011

Marcha da Maconha x Aumento das passagens, o que é mais importante?

As passagens de ônibus no Rio tiveram um aumento ilegal. De 2,40 para 2,50 R$.

Alguem foi às ruas protestar? Sim, mas não contra o aumento das passagens de ônibus, mais de 5 mil pessoas estavam ocupados pedindo liberação das drogas. São esses mesmos que costumam fazer passeata na orla vestidos de branco pedindo paz e clamando pelo desarmamento.

Acender um baseado pra essa gente é mais importante do que garantir o direito de ir e vir a um preço acessível com algum conforto e respeito.

Já disse isso e repito. Existem milhares de causas mais nobres e mais importantes a serem defendidas que a legalização da maconha.

Qual a conclusão que eu chego a respeito disso? Brasileiros, sobretudo cariocas, tem mais é que se f$#%& mesmo... A corrupção os valores deturpados e a falta de noção do que é importante está no nosso DNA. Grandes revolucionários que eles são...

domingo, 14 de novembro de 2010

Padronização visual dos ônibus no Rio: A farsa das licitações


Fonte: Caos Carioca

Em matéria publicada no O Globo semanas atrás mostra que os donos são absolutamente os mesmos, e que as empresas de ônibus que já atuam no Rio, e prestam em geral um péssimo serviço, usaram manobras jurídicas para se habilitar no processo de licitação. Botando a questão de maneira resumida: Diversas das empresas não conseguiriam certidões negativas de débitos. Ou seja, diversas delas devem impostos e estão irregulares, e nessa situação não poderiam concorrer. O que fizeram? Criaram uma nova empresa, um consorcio formado pelas empresas já existentes. Essa nova empresa não tem débitos e assim concorreram e ganharam a licitação.

Mas a malandragem vai alem. A licitação foi toda desenhada de tal maneira que seria praticamente impossível que qualquer outra empresa pudesse ganhar. A prefeitura desenvolveu um sistema que pontuaria cada uma das empresas de acordo com critérios como por exemplo o tempo de implantação do Bilhete Único, experiência no setor, e outras categorias. Os consórcios Cariocas, apesar de formarem uma NOVA empresa para fugir da questão de suas dividas tributárias, receberam os pontos pela experiência em operação.

No final das contas todas as empresas que não eram formadas pelos consórcios cariocas ficaram virtualmente impedidos de sequer ter algum resquício de chance no processo de licitação. Alem das regras tendenciosas o processo todo transcorreu com uma agilidade e pressa nunca antes vista "na história deste país". Do lançamento da licitação ate a escolha dos vencedores apenas 45 dias. Em nota a empresa francesa que estava interessada no processo apenas afirmou que "seria impossível fazer um projeto sério para apresentar em tão curto espaço de tempo". Outros grupos, da Argentina e de São Paulo, também não tiveram chance de competir de verdade.
No final das contas acabamos por ter um processo licitatório que se iguala à um passo de tartaruga no longo caminho que temos para arrumar o sistema de transporte publico de nossa cidade. O texto da licitação é benevolente e as melhoras exigidas são paliativos insuficientes para reverter o quadro atual. Ônibus continuarão a ter piso elevado, e não há qualquer exigência para que tenhamos veículos climatizados no futuro.
Enquanto no mundo todo o transporte publico é visto como infra estrutura essencial para o funcionamento das cidades, aqui ele é tratado como atividade econômica. Perdemos a chance de exigir destas empresas serviços descentes e compatíveis com uma moderna metrópole do seculo XXI. Não é admissível que tenhamos tão poucos avanços assim nos próximos 20 anos. Ônibus climatizados, bilhete único de verdade (sem limite de tempo ou viagens), todos os ônibus com piso baixo, motor traseiro, motoristas bem treinados, e frequência regular deveriam estar no texto desta licitação e não estão. A licitação foi para estampar no jornal, por que na prática, pouquíssima coisa mudará.
Petição contra a padronização: Assine aqui

"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)