Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sábado, 16 de maio de 2009

O caminho do Guerreiro 武士道

Há algum tempo atrás eu eu li um livro chamado o "líder samurai". É um livro de administração de empresas que usa em sua teoria conceitos do Bushido.

O Bushido pode ser traduzido como "O caminho do Guerreiro" era um código de honra não-escrito e um modo de vida para os samurais (a classe guerreira do Japão feudal ou bushi), que fornecia parâmetros para esse guerreiro viver e morrer com honra.

A partir daí eu me interessei pelo assunto e comecei a estudar mais a respeito desse código e percebi que é um modo interessante de ver a vida e de proceder no seu dia-a-dia. E desde então eu venho tentando viver sobre esta filosofia.

Bushido é formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo. A combinação dessas doutrinas e religiões, formaram o código de honra do guerreiro samurai, conhecido como bushido.

"Seguir o bushido, é dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial e honra acima de tudo, morrer com dignidade"


No geral, guerreiro é aquele que busca seu próprio caminho. Muitas pessoas podem estar perfeitamente buscando o caminho sem saber disso. Guerreiro é a pessoa que tem um objetivo, e que por meio deste, passa a ter consciência de seu dom e suas limitações. Através dessa consciência, o guerreiro atinge sua meta, combinada com a vontade de vencer fraquezas, temores e limitações.

Cada pessoa trilha seu próprio caminho, já que existem vários caminhos como o caminho da cura pelo médico, o caminho da literatura pelo poeta ou escritor, e muitas outras artes e habilidades. Cada pessoa pratica de acordo com a sua inclinação. Por isso pode-se chamar de guerreiro, aquele que segue seu caminho específico.


É muito mais do que andar por aí se sentindo um samurai. É um código de conduta e vida que prega valores que hoje em dia encontram-se em desuso pelas pessoas como: Honestidade, Respeito e Lealdade.

Lamentavelmente o Bushido tem sido mal interpretado e mal praticado por pessoas como: fãs de Animes, otakos, Jiujiteiros e pitboys. Gente sem Base e sem formação cultural e moral desenvolvida.

Com o tempo irei colocar aqui alguns textos e materiais a cerca do assunto e fazer parelelos com o nosso dia-a-dia.

4 comentários:

  1. Já li a um certo tempo atrás, algo relacionado a isso, Saga. Não foi citado o nome Bushido, mas tudo que você falou tem a ver. Se trata do livro do Miyamoto Musashi, se chama "O livro dos 5 anéis", é usado como guia de estratégia que pode ser aplicado "em qualquer situação que exija planejamento e tática". Diz na sinopse que é influenciado pelo zen-budismo, confucionismo e xintoísmo. Eu não lembro do que fala exatamente, por que quando comprei esse livro eu era pequeno, sei lá, devia ter lá meus 15 anos, e só li uma vez. Esse seu post me despertou a vontade de o ler novamente pra ver a abordagem que terei agora, depois de alguns anos a mais de vida.
    Se você não leu esse livro, eu recomendo cara, vai bem de acordo com o que falou.

    Valeu, abraço

    ResponderExcluir
  2. É o mesmo conteúdo do fórum? Entregay que não li, né. Mas se não for o mesmo conteúdo, volto aqui e leio.

    =*

    ResponderExcluir
  3. "O livro dos 5 anéis", é sim uma referência às praticas do bushido. Eu já o li também. ele é baseado nesses conceitos. Embora Musashi fosse uma espécie de Ronin.

    ResponderExcluir
  4. É parecido Luh, tem sim algo do que esta lá.

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)