Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Caos e trevas: O dia que o "Rio virou mar"


Cá estou eu no meu trampo dando uma folguinha para descrever a situação caótica em que se encontra a cidade do Rio de Janeiro. Serei breve.

De cara já posso me considerar um puta cagão. Consegui fazer o trajeto Glória/Barra em cerca de 1H e 20m em um dia de completo caos no trânsito do Rio. Trajeto este em que um dia normal demora 40 minutos à noite.

Considerem isto um feito, visto que muita gente levou horas para ir de seu trabalho para casa. No meio do caminho vi pontos lotados no sentido oposto. Gente que fazia o caminho inverso ao meu.

Lendo O Globo li que o prefeito Eduardo Paespalho deu nota inferior a 0 ao preparo da cidade contra chuvas. Muito louvável não fosse pura demagogia, já que recentemente enfrentamos temporais no mesmo nível e nada foi feito de lá para cá. Aliás a desculpa foi a mesma: " Nesta terça-feira, farei uma reunião para avaliar o que poderemos fazer emergencialmente". Ah vá se foder. Reunião emergencial é meu ovo!

Fotogaleria do caos

O que queremos é investimentos sérios em saneamento. Pois esta cidade cresceu demais e ainda usamos um sistema de esgoto do período imperial.

Eu particularmente considero absurdo ver gente morrendo por causa de chuva por que a cidade não tem estrutura para segurar um dia de temporais.

Nessas horas eu entendo as palavras do ex-presidente Juscelino Kubitschek, quando disse que seria "mais fácil construir uma nova capital do que consertar a antiga". Ainda sim não posso, como carioca, deixar de odia-lo por preferido construir Brasília ao invés de "consertar" o Rio.

Mas também não posso jogar a culpa de todos os males nele. Já que tivemos alguns anos para resolver problemas patológicos da cidade. Um deles os constantes alagamentos em dias de chuvas fortes na cidade. Culpo a completa falta de vontade dos útimos governantes e a burrice e cara-de-pau dos atuais.

Fico me perguntando se essas toupeiras acham mesmo que vão resolver em 6 anos estes problemas (para a copa faltam 4) para as tais "olimPiadas". Se o des-governador Cabralzinho está mesmo contando com os royalties que ele praticamente perdeu (por ser babaca e cabaço de confiar no Lulla e sua turma) para construir metro, resolver esses problemas de alagamento e completa falta de estrutura na cidade e ainda ter que distribuir verba para as demais cidades do estado. Ou será que essas mulas estão contando com a sorte de não chover durante a copa e os jogos?

Enfim, enquanto os babacas fazem demagogia quem se fode de verdade é o cidadão que tem que ir de casa pro trabalho à nado.

Só lembrando, é ano de eleição espero que os afogados se lembrem destes dias.

Fotos: O Globo

(Espero que tenham abstraído o inicio do texto onde disse que seria breve...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)