Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Assedio e Morte: Por que vocês se calam?

Mais um crime de assédio e morte chama a atenção da sociedade. E eu me pergunto, com tantos dispositivos à favor das vítimas, porque ainda muitas mulheres aceitam caladas a assédios morais e sexuais?

O pedreiro Luiz Carlos Oliveira, de 51 anos, assassinou a estudante Mariana Gonçalves de Souza, de 21 anos com um caco de vidro dentro da escola administrada por sua familia.

Segundo ele "cometeu o crime por amor e afirmou ter tido um relacionamento com a jovem, a quem ajudava financeiramente". De acordo com a polícia, no entanto, as afirmações do pedreiro não são verdadeiras. De acordo com os depoimentos colhidos pela Divisão de Homicídios, o pedreiro nunca teve qualquer relacionamento com Mariana.

O namorado, Rafael Aragão, contou que ela vinha sendo assediada pelo vigia, mas tinha medo e vergonha de falar no assunto.

- Ela demorou a me contar porque tinha medo que eu fosse tomar satisfações e ele reagisse - contou Rafael, que namorava Mariana há quatro anos.

Formada em Radiologia, Mariana havia começado a faculdade de Contabilidade há uma semana, para ajudar no trabalho da escola.

Comentário: Já presenciei situação uma semelhante quando trabalhei no Jardim Botânico em um polo onde eram armazenadas urnas eletrônicas do TRE. Havia um funcionário que assediava e fazia piadas grosseiras a algumas moças da empresa. A coisa chegou até a intimidação física quando o anormal cercou em uma parte deserta do polo, que ficava ao lado dos Jardins, e fez e ameaças a uma delas.

A coisa se revolveu pelo fato de a funcionária ter dito a mim e aos demais amigos de trabalho. Procuramos a chefia, que o dispensou, e ainda demos uma intimada no malandro, caso ele tentasse se aproximar de alguma das moças novamente.

Esse tipo de pessoa fantasia uma realidade para sí e precisa ser confrontada. Para eles os papeis são inversos. Eles são as vítimas. Todos ao redor estão errados ou são os ruins da história e o objeto de desejo precisa ser "salvo". É um sentimento doentio e egoísta. O silêncio só alimenta os devaneios e o faz crer que existe algo. Quando confrontados esses caras não tem coragem, fogem com o rabo entre as pernas.

Mariana morreu por quatro graves erros:

1. Ao ser assediada calou-se por um longo tempo, por medo de uma reação violenta por parte de seu namorado ou por saber do caráter violento do agressor, que pode ter lhe feito ameaças.

2. Os pais da jovem ao contratar Luiz Carlos não checaram seu histórico, não procuraram seus antecedentes. Se tivessem feito isso descobririam que estavam pondo não só sua filha como também eles próprios e seus alunos a um risco, pois Luiz Carlos já tinha mandado de prisão por homicídio.

3. O namorado da moça sabendo do fato, mesmo que tardiamente TINHA que a ter convencido a procurar a policia ou seus pais e DEVERIA ter a acompanhado até à escola. Eu, particularmente não gostaria de estar no lugar deste rapaz agora.

4. A justiça que permite que criminosos potencialmente perigosos como Luiz Carlos circulem livremente, seja por incompetência em conseguir cumprir mandados de prisões ou por os libertarem por bom comportamento e outros benefícios.

Faço aqui um pedido: Moças, NÃO SE CALEM! Se há alguém as assediando de qualquer forma, denuncie à policia; fale com seus pais, namorados, marido seja quem for. Não fiquem mudas!

E MUITO cuidado ao contratar alguém para um cargo de vigia ou para qualquer função em que se tenha contato com seus familiares ou sua rotina, verifiquem seus antecedentes, não confiem em qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)