Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Coluna do Vargas: Aonde foi parar a grana do M.O.A?



Antonio Vargas é musico guitarrista da Banda Savant do RJ e colunista nesse blog:
Depois de tudo que ocorreu ficaram perguntas na minha mente e que não calaram e, venho por meio deste artigo, compartilhar com vocês questionamentos.

            Há um pensamento de Maquiavel que diz algo assim: " Se não gostas de política o problema é seu pois os que te governam gostam. "
            Partindo desta premissa e, conversando com alguns raros produtores honestos do meio underground, faço um texto de perguntas e não de acusações ou respostas. Espero que este sirva de reflexão para todos.

            Eis as questões primordiais:
a) Por que um prejuízo deste tamanho num evento que tinha tudo para dar certo?
b) Por que a Rede Globo chegou ao local tão rápido para divulgar o problema?

          As personagens envolvidas na maior catástrofe do metal nacional: Negri Concerts  (SP), Lamparina Produções (MA) e a CK Concerts.


            Eis a pergunta: Quem saiu com os bolsos cheios  desta situação?

    A produtora paulista nega que recebeu, a maranhense Lamparina  foi malhada ao extremo e a CK ninguém sabia que existia. Esta última, além de não ser citada nas entrevistas, está envolvida com a política do seu estado vide este link. Http://robertoquirino.blogspot.com.br/2010/08/celiton-giordano-grava-seus-programas.html

            Sendo assim meus caros fazer um evento no Maranhão não é demérito para ninguém. Poderia ser feito até no inferno desde que desse certo. Entendo que há de se louvar a coragem e tentativa de fazer algo grande mas, não é só de coragem que um evento é feito. Entristece-me a carência e inconformidade do público e que desejava que bandas não deveriam ter cancelado os shows. Muitas vezes os fãs no calor da paixão não conseguem compreender e aceitar o porque dos seus ídolos cancelarem datas de shows.

            Por um outro lado, entendo que os músicos tem o direito de fazer valer os contratos. Quem vive de música, depende do cachê para pagar suas contas mensais (luz, aluguel e afins) ainda mais num país como o nosso cheio de tributações que não paga-se imposto somente para consumo de oxigênio. Enquanto houver banda pagando para tocar e se calando diante das merdas que as produções fazem com bandas e músicos com medo de retaliações, as coisas ficarão assim.

            Headbangers o que há de se discutir agora não é "qual a  merda que deu" ou "qual será a próxima que está por acontecer".

           O que precisa-se pensar é: de onde viria a grana e aonde ela foi parar?
            Vejamos os fatos. Para quem está acostumado a trabalhar com eventos sabe que para alugar um local com tamanho gigantesco como este nas regiões Sudeste e Sul é caríssimo, ok? Perfeito, sendo assim foram para o Maranhão.

Pergunto: de quem é 80% da extensão territorial deste estado? De qual família?
            Se estamos num ano de eleições para prefeito e vereadores e, estes precisam de votos para se reelegerem e de grana para custear as suas campanhas eleitorais, para que fazer rum megaevento deste num estado que não tem a tradição de fazê-lo?

            O público do nordeste merece shows de excelência? Sim e muito! Contudo temo dizer que todos os envolvidos, bandas e público, fomos envolvidos numa possível lavagem de dinheiro para campanha eleitoral. Sabem por que? Para que uma produtora como a C.K Concerts que não tem tradição de eventos de música e, que está envolvida com a política num ano de eleição, se meteria com esse tipo de evento? Gostaria de ressaltar que tive o trabalho de consultar alguns produtores com a finalidade de averiguar a procedência desta produtora.

            Segundo ponto, geralmente, as prefeituras e as suas respectivas secretarias municipais de cultura e lazer, para eventos como estes liberam verbas públicas para a realização dos mesmos visando o retorno com o incentivo de turismo no local. Várias cidades do Brasil vivem e crescem assim como por exemplo:

a) Cabo Frio-RJ - cresceu muito realizando carnavais fora de época pois aquecia o comércio local com turismo que acontece para este evento.
b) Blumenau- SC - Se reconstruiu da enchente de 1984 da seguinte forma: isenção de IPTU por 15 anos (se não me engano), para os que reconstruiriam as suas casas no estilo alemão e, hoje, sediam a maior bier fest  do mundo (Oktoberfest), isto dito por alguns alemães nativos.

            Sendo assim, levanto a hipótese de que o M.O.A, além de ser a maior catástrofe do metal nacional, pode ter sido um evento onde houve lavagem de grana. Até aonde estou informado, a C.K é especializada em produção de comerciais para políticos e declara apoio e parece estar vinculada ao Partido Progressista (P.P) da bancada evangélica, que está em fusão com D.E.M e P.S.D.B, conforme publicado em matérias da televisão.

            Não estou defendendo ou acusando, mas vejo que o problema é muito maior do que estamos vendo e pensando. Há possibilidades de estarmos sendo envolvidos em mais um escândalo de lavagem de grana. Portanto headbangers, a hora agora não é de brigarmos entre nós e sim nos unirmos contra o que está de fato errado. Se a Negri Concerts e Lamparina Produções alegam não estarem com a grana destinada a custear o evento, com quem está? Eis a pergunta que não quer calar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)