Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Amigos e colaboradores do "Shogunidades" elegem os 10 melhores álbuns (Rock/Metal) de 2012




Mantendo a tradição iniciada em 2010 elegemos com a ajuda de amigos e colaboradores do blog os 10 melhores álbuns de rock/metal de 2012. Desde 2008 temos sido agraciados com verdadeiras pérolas e ano a ano a escolha tem ficado cada vez mais parelha devido a excelente qualidade dos lançamentos.

2012 não foge desse padrão, o qual torço que seja bem longo, em um ano que até nomes mais consagrados como Kiss - que saiu de sua acomodação -  Rush e Slash lançaram bons materiais. Temos nomes mais recentes como Lamb of God, o supergrupo de Mike Portnoy e ; e outros monstros do Thrash metal como Testament, Overkill e Kreator lançando discos que podem desde já ser incluídos como essenciais para qualquer um que deseje colecionar seus albúns; em especial o Testament, que além de aparecer em todas as listas de colaboradores também acabou ficando em primeiro lugar na votação nadando de braçada em relação aos demais. E é por ele que começamos nossas resenhas, o grande campeão de 2012


1 - Testament - Dark Roots of Earth

É o melhor álbum de Thrash Metal do ano! Eu poderia encerrar aqui que qualquer pessoa que tenha ouvido este disco concordaria. Isso é um fato. Porém, Dark Roots of the Earth não se limita ao thrash;  o casamento entre o peso dos riffs de Erick Peterson e a técnica absurda de Alex Skolnick faz do Testament uma banda acima da média e acima das demais de seu gênero - embora não possua o devido reconhecimento e retorno comercial de outros 4 gigantes do thrash.

Neste disco é possível encontrar referências de todas as fases da carreira da banda onde o flerte com heavy metal tradicional fica mais evidente em canções como "Cold Embrace" e a faixa título. A agressividade está lá  em pérolas como True American Hate, Rise Up e Native Blood - esta, uma séria candidata a hino e para este blogueiro a musica do ano. Toda essa agressividade evidenciada pelas baquetas e bumbos de Gene Hoglan. A performance de Chuckbilly nos vocais merece destaque especial pela interpretação fantástica, ninguém que não conheça a banda conceberia que este homem há 10 anos atrás teve um câncer na garganta.

Sua gravadora Nuclear Blast, sabedora do material que estava para lançar, soube dar o acabamento físico e visual perfeito. Além de contar com uma capa dura, como se fosse um livro. "Dark Roots", também tem possivelmente a melhor arte gráfica do ano. (MV Shogun)



2 - Kreator: Phantom Antichrist

Simplesmente um álbum quase impossível de parar de ouvir , Phantom Antichrist traz mais uma vez uma bela atuação do Kreator dando continuidade a uma sequência destruidora de trabalhos , sendo um álbum que agrada tanto aqueles que gostam do mais old school como quem gosta do thrash mais “moderno” não devendo em nada na brutalidade , letras e acima de tudo produção , sendo talvez um dos álbuns mais bem gravados da banda.
Destaques para as musicas Phantom Antichrist que é single do álbum , Civilisation Collapse por sua letra marcante como é característica do Kreator e From Flood Into Fire onde é demonstrado a clara evolução de Mille nos vocais , a cada dia mais brutal e técnico. Phantom Antichrist é simplesmente obrigatório para todo e qualquer fã de Thrash.
PS: Destaque especial para a arte do álbum que possui duas capas. (Pablo Rodrigo).




3 - Overkill: Electric Age

Se formos procurar uma palavra para definir essa nova obra prima do Overkill ela será , Clássico. Um álbum a altura de vários dos muitos clássicos dessa banda como Taking over , Horroscope , Feel the Fire e até Ironbund. Um álbum que tem tudo o que um disco de Thrash necessita com letras empolgantes , riffs incríveis , solos impecáveis boas letras e mais uma vez uma bela atuação do “Tio Blitz” nos vocais dando também destaque para Dave Linsk e seus solos que são de arrepiar.
Definitivamente um álbum obrigatório para fãs de Thrash metal , deixo como destaques as faixas : Come And Get it uma introdução mais que perfeita , Black Daze por ser umas das canções mais cadenciadas e não menos perfeitas e Drop The Hammer Down que é simplesmente CLÁSSICO , com todas as letras. (Pablo Rodrigo).



4 - Kiss: Monster

Resumidamente eu direi que este disco do Kiss é uma volta às raízes, lá nos anos 70, e tudo o que de melhor fizeram na carreira. Monster é um disco capaz de fazer qualquer um voltar no tempo e querer apenas curtir, beber e farrear como se fosse um 'rock star'. (MV Shogun)


5 - Accept: Stalingrad

É impressionante como uma mudança de membro pode fazer bem a uma banda ou derruba-la de uma vez. Caso do Accept com a chegada do vocalista Mark Tornillo em 2009 onde lançaram o poderoso Blood of Nations. Em 2012 veio seu sucessor 'Stalingrad' que embora não seja é um disco tão forte quanto o antecessor, é bom o suficiente para estar entre os 10 melhores dessa e de qualquer outra lista. A faixa título, 'Hellfire' e 'Hung Drawn and Quartered' são os destaques. Torço para que o Accept continue lançando mais discos desse nível e passe a ter reconhecimento semelhante ao dos seus compatriotas Scorpions (MV Shogun)
.


6 - Soulfly: Enslaved

Talvez o melhor álbum do Soulfly já lançado até hoje, mais thrash metal do qualquer um já gravado até então, uma pedrada na orelha, muita brutalidade riffs, letras e solos. Um álbum que não possui uma produção/gravação de altíssima qualidade como se vê hoje em dia mas sim algo mais “sujo” que por sua vez não faz menos brutal e bem produzido esse álbum. Deixo como destaque a bela arte do álbum e as faixas Resistance , World Scum e American Steel que demonstram não só uma clara caminhada para um caminho mais “thrash” como também toda a qualidade da banda em especial da bateria com seu pedal duplo e guitarra com riffs marcantes.
Plata O Plomo deveria ser elevada ao status de clássico da MPB e tenho dito! (Pablo Rodrigo)
.


7 - Slash: Apocalyptic Love

Rock 'n roll como deve ser Rock 'n roll. Slash prova sem sombra de dúvidas quem era a mente diabólica por trás de Appetite for Destruction. Enquanto a banda de Axl se arrasta pela terra arrasada pos-apocalipse em busca de miolos; Slash presenteia os fãs de Hard Rock e viúvas do "zombie Guns" com seu Apocalylpitc Love, um disco que é definitivamente o herdeiro natural do maior clássico do Guns 'n Roses e apresenta ao mundo um vocalista a altura ou melhor que o Axl dos áureos tempos do Guns. A performance de Miles Kennedy é digna de nota. A faixa "One Last Thrill" está em minha lista particular de musicas do ano. Nota também para as faixas "Bad Rain", "Apocalyptic Love" e "Standing in the Sun" essa última poderia estar perfeitamente no disco clássico do Guns. (MV Shogun)
.


8 - Adrenaline Mob: Omertá
Quando formou o Adrenaline Mob com Russell Allen (vocalista do Symphony X), Mike Portnoy (ex-Dream Theater) fez questão de dizer em todas as entrevistas para que os fãs não esperassem algo progressivo devido ao background dos dois principais músicos do projeto. E é com essa mentalidade que devemos ouvir o álbum Omertá, pois trata-se de um disco direto e pesado, com bastante influência do groove do heavy metal americano dos anos 90 e de bandas mais clássicas como Black Sabbath. Os grandes destaques são o guitarrista principal, Mike Orlando, com riffs bem pesados, e o próprio vocalista que trabalha vocais bem agressivos. O disco é bem coeso e os grandes destaques são Hit the Wall e Psychosane. (Carlos Henrique).



9 - Lamb of God: Resolution

Resolution é absolutamente o álbum de afirmação do Lamb of God no cenário do metal mundial. A banda já havia lançado ótimos discos e colocado seu nome em alta na cena, porém sempre era vista como uma das seguidoras dos passos do Pantera, a referência desta geração. Em Resolution, os norte-americanos se mostram prontos para liderar uma nova geração da cena heavy metal de seu país ao andar com passos próprios. Canções como Straight for the SunDesolationGhost Walking e Invictus são novos clássicos desse thrash/groove metal tão singular praticado pela banda. Sem dúvida um dos melhores lançamentos do ano. (Carlos Henrique).


10 - Sinister: The Carnage Ending

Desgraça! Pancadaria pura do inicio ao fim. Mas não é só isso. "The Carnage Ending" tem um algo a mais que é difícil de explicar e faz com que ele esteja acima de lançamentos de metal extremo de bandas mais queridinhas da "mídia especializada" como o Nile.

Quase chegam:

Destruction - Spiritual Genocide
Rush – Clockwork Angels
Carach Angren - Where the Corpses Sink Forever
Nile - At The Gate Of Sethu
Gojira - L'Enfant Sauvage Atomica - 4


Lista de cada colaborador:

MV Shogun (Editor do "Shogunidades")




1 - Testament: Dark Roots of the Earth
2 - Overkill: Eletric Age
3 - Kreator: Phantom Antichrist
4 - Accept: Stalingrad
5 - Soulfly - Enslaved
6 - Lamb of God: Resolution
7 - Dragonforce - The Power Whitin
8 - Slash: Apocalyptic Love
9 - Attomica: 4
10 - Sinister: The Carnage Ending

Rodrigo Almeida Fernandes (Colaborador)

1- Desaster -The Arts of Destruction
2-Terrorizer - Hordes of Zombies
3-Eliminator - Krieg Thrash
4-Sinister -The Carnage Ending
5-Accept - Stalingrad
6-Aura Noir - Out to Die
7-Testament - Dark Roots of Earth
8-Atomica - 4
9-Headhunter DC - In Unholy Mourning
10-Ram - Death

Pablo Rodrigo (Colaborador)

1 - Kreator - Phantom Antichrist
2 - Overkill - The Eletric Age
3 - Carach Angren - Where The Corpses Sink Forever
4 - Hour of Penance - Sedition
5 - Testament - Dark Roots Of The Earth
6 - Unleashed - Odalheim
7 - Nile - At The Gate Of Sethu
8 - Lamb of God - Resolution
9 - Aura Noir - Out to Die
10 - Dying Fetus - Reign Supreme


Carlos Henrique  (Colaborador e editor do blog O CH!)

1 - Rush - Clockwork Angels
2 - Marillion - Sounds That Can't be Made
3 - Meshuggah - Koloss
4 - Flying Colors - Flying Colors
5 - Testament - Dark Roots of Earth
6 - Soulfly - Enslaved
7 - Lamb of God - Resolution
8 - Gojira - L'Enfant Sauvage
9 - Van Halen - A Different Kind of Truth
10- Slash - Apocalyptic Love


Augusto Mendes  (Colaborador)

1 - Carach Angren - Where The Corpses Sink Forever
2 - Dying Fetus - Reign Supreme
3 - Aeon - Aeons Black
4 - Katatonia - Dead End Kings
5 - Hour Of Penance - Sedition
6 - Orange Goblin - A Eulogy For The Damned
7 - Unleashed - Odalheim
8 - Overkill - The Electric Age
9 - Gojira - L'Enfant Sauvage
10 - Ex Deo - Caligvla

Leo Spellman  (Colaborador)

1 - Rush – Clockwork Angels
2 - Muse - The 2nd Law
3 - Accept – Stalingrad
4 - Testament- Dark Roots of Earth
5 - Kreator – Phanton Antichrist
6 - Kiss – Monster
7 - Flying Colors – Flying Colors
8 - Soulfly – Enslaved
9 - The Cult - Choice Of Weapon
10 - Baroness – Yellow & Green

Um comentário:

  1. Eu acho q faltou:

    Municipal Waste - The Fatal Feast
    Suicidal Angels - Bloodbath (pra mim o melhor desparado de 2012)
    Tankard - A Girl Called Cerveza

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)