Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Maturidade e nível intelectual se define pela roupa?



A mais nova pérola que li recentemente é que "homem adulto" usando camisa de banda soa ridículo, como se este individuo tivesse parado no tempo. Essa opinião tem sua importância a ponto de ser destrinchada; pois é algo que passa pela mente de muitas, muitas pessoas.

Infelizmente no Brasil até algumas pessoas que possuem informação e cultura podem ter a mente bem quadrada e conservadora. Para essas pessoas talvez o heavy metal seja apenas uma fase de um adolescente - e em muitos casos é mesmo - porém, ignora-se o fato de nem toda pessoa vive de fases passageiras ou de modismos. Heavy metal na maioria dos casos é um estilo de vida, uma filosofia pessoal.

Na mente tacanha de muitas pessoas você não pode constituir uma família  ter um emprego e principalmente ser bem sucedido se você ainda usa camisa de banda. Se tiver cabelo comprido e tatuagem, acabou, será um hippie fracassado ou mendigo.

São pessoas que costumam definir maturidade alheia pelo aquilo que os outros vestem. São cínicas a ponto de dizer que usar uma camisa de banda é carência e necessidade de auto afirmação. Se dizem independentes e preferem pessoas que sejam ao invés de pessoas que pareçam ser. Não sei não, mas querer alardear que é independente me parece também um sinal de carência.

Essas pessoas tem seus preconceitos tão enraizados a ponto de confundir adolescentes - que não importa a qual tribo pertençam sempre fazem merda - com pessoas adultas, muitas delas empregadas, formadas, pais de família e porque não bem sucedidas em carreiras dentro ou fora do rock/metal - Isso claro se você não for aqueles tipos de pensamento provinciano que acham quase uma heresia alguém sobreviver bem fazendo o que gosta, principalmente tocando/produzindo metal.

Talvez essas pessoas ignorem, ou desconheçam, o fato de que o Heavy metal é um gênero musical e movimento cultural mundial com mais de 40 anos de existência. Muitos dos seus fundadores hoje estão com seus 50/60 anos. A tendência é de se tornar cada vez mais normal pessoas com mais de 30/40 anos adotando este comportamento visual.

Não se chega a uma idade dessas impune, isso também ocorrerá com o heavy metal.

Balls to the Wall!

Já eu com meus 34 anos, mais da metade de minhas camisas são de banda ou camisas pretas; cerca de 10% são camisas de futebol e o que restar é de camisas comuns ou roupa de trabalho. Sinto muito se pareço ridículo ou desesperado para chamar atenção. Só sei que pagar as minhas contas e comprar minhas roupas ninguém quer.

Prefiro mil vezes usar minha camisa do Exodus que uma polo com aquele cavalo gigantesco no peito ou roupas estampando a logo da marca da confecção que cobra caríssimo apenas por aquele bordadinho safado que os boyzinhos da faculdade usam em suas chopadas. Quem é o ridículo mesmo?

Se for pra ser ridículo, que eu seja como ele:


AMEM!


Mais sobre:
- Opinião: Cultura Musical, Metal no Brasil, Comportamento + Consciência Politicahttp://shogunidades.blogspot.com.br/2011/02/opiniao-cultura-musical-metal-no-brasil.html

- Foto atual de ex-ídolo do metal nacional gera polêmica entre headbangers http://shogunidades.blogspot.com.br/2012/03/foto-atual-de-ex-idolo-do-metal.html

3 comentários:

  1. Ser honesto com si mesmo é o que tem faltado a todos. Faço das suas as minhas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. É lamentável. No último ano eu dei um tempo nas blusas de bandas, não porque tenho esse tipo de ideia, mais por falta de paciência e principalmente de dinheiro para garimpar, e ouço várias ironias vindas da minha família, como se eu tivesse entrado na idade adulta agora. É lamentável como numa sociedade como a nossa, uma criança com um shortinho curto seja considerado algo normal enquanto adultos não podem expressar suas preferências através da roupa que vestem.

    Deprimente, na verdade!

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)