Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

A Meia Entrada deveria acabar

Já que o assunto voltou a tona após a indignação de muitos torcedores com o valor extorsivo de 100 R$ que vem sedo praticado nos jogos realizados o Maracanã, re-edito esse artigo de agosto de 2011.

Pulicado em 01/08/2011.


A Meia Entrada é uma farsa.


O direito à Meia entrada é uma aberração econômica que somente prejudica aqueles que respeitam a lei...

Primeiro é preciso analisar que conceder um desconto de 50% acaba com a margem de lucro de qualquer empresário. Forçar um desconto desse tamanho e querer que o empresário ainda tenha uma margem de lucro é algo justo? A opção é elevar o preço ao ponto que mesmo a meia entrada tenha algum retorno lucrativo. Ou seja, o empresário coloca uma margem de lucro muito alta a fim de conseguir ter lucratividade inclusive com a meia entrada.

Na maioria dos países ao redor do mundo não existe meia entrada. No máximo existe um desconto que não chega perto dos 50% que são oferecidos no Brasil.

Alem do superdesconto há uma facilidade incrível de conseguir uma carteira de estudante. Por menos de 30 reais qualquer pessoa consegue comprar uma carteira de estudante falsificada. Visto que um ingresso de show pode sair com desconto de 350 reais (pista prime no show do paul McCartney) é evidente que há uma massa de pessoas que recorre a esse “beneficio” ilegal.
E como acabar com isso? Mais fiscalização? A meu ver não. O direito a meia entrada deveria ser profundamente revisto e alterado. Primeiro quanto ao valor do desconto, que deveria ser mais flexível, variando de 20 a 50% de acordo com o prestador de serviço.
E vou além. Filmes como Transformers, Exterminador do Futuro e eventos como Rock in Rio, Paul McCartney. Nenhum desses deveria contar com desconto obrigatório à estudantes. No máximo entendo que maiores de 65 anos tenham algum beneficio obrigatório. Esses eventos não deveriam ser subsidiados (por aqueles que pagam a inteira) porque são eventos econômicos. Ou alguém ai acha que a Meia Entrada para assistir ao UFC Rio é um beneficio à cultura de qualquer pessoa?
Quando muito deveriam restringir o beneficio a filmes nacionais, teatro, museus e exposições. E o direito ao desconto de estudantes deveria também ser limitado por idade. O cidadão que paga 40 mil reais para cursar um MBA tem direito a meia entrada, e eu que não ganho isso por ano tenho que pagar preço inteiro, qual o sentido?

Do jeito que está, hoje quem paga o ingresso inteiro esta pagando o dobro. Ou seja, quem respeita a lei é o prejudicado, e quem desrespeita a lei paga o preço justo. Isso é certo?
Comentário: Meia entrada é um convite do sistema para você se sujar falsificando carteira de estudante para pagar um preço justo.

Se a ideia é garantir o acesso à cultura, então que se restrinja o desconto à produções nacionais de teatro e cinema (em sua maioria financiadas com dinheiro público vindo da lei Rouanet), além de passeios culturais como exposições e museus.

Se o governo não tem competência para fiscalizar e nem é capaz de definir regras lógicas para o desconto de 50%. Então é melhor que a meia entrada acabe definitivamente!


Extraído e Adaptado do: http://www.caoscarioca.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)