Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sábado, 23 de novembro de 2013

A ganância sempre irá se sobrepor vida humana e animal. Para combater isso só nos resta o boicote



Sura, de apenas quatro meses, teve os membros arrancados por homens que trabalhavam em plantação de óleo de palma na Indonésia - Violência gratuita em nome de interesses econômicos permitido por vários governos.

Há algum tempo atrás eu recebi por e-mail uma matéria que denunciava um verdadeiro genocídio de macacos orangotango. Que me foi confirmado após ler algumas matérias. Mas uma noticia em especial me chamou a atenção.

Orangotango bebê fica desolado ao perceber que teve dedos decepados

"Sura ganhou uma babá em tempo integral. O pequeno orangotango, de apenas quatro meses, foi encontrado por um morador sofrendo no meio de uma floresta na Indonésia. O bichinho teve os dedos decepados por homens que trabalhavam nas plantações de óleo de palma na região. Veterinários acreditam que os membros do filhote foram atingidos por um machado ou um facão".

Fonte: Globo Rural

O porquê deste crime e das mortes de tantos orangotangos se resume, basicamente, a uma palavra: ganância. Os orangotangos não têm valor comercial; pelo contrário, é a terra em que vivem que está sendo queimada para dar lugar a enormes (e muitas vezes ilegais) plantações de palma para extração de óleo da planta. Ele é um ingrediente comum em muitos alimentos processados. Cerca de 90% do óleo de palma do mundo provêm da Indonésia e da Malásia.

Durante o início da década de 2000, o habitat do orangotango tem diminuído rapidamente devido ao desmatamento e incêndios florestais, bem como a fragmentação por estradas. Um fator importante nesse período de tempo tem sido a conversão de vastas áreas de floresta tropical em plantações de óleo de palma em resposta à demanda internacional. O óleo de palma é usado para cozinhar, cosméticos, mecânica e biodiesel.

Quando as florestas são derrubadas, orangotangos adultos são frequentemente baleados e mortos, mas não antes de serem abusados. Estes seres pacíficos e sensíveis são espancados, queimados, mutilados, torturados e muitas vezes comidos. Bebês são arrancados de suas mães quase mortas para serem vendidos no mercado negro como animais de estimação a famílias abastadas.

Conhecido também como dendê, o óleo de palma é um dos óleos vegetais mais consumidos no mundo, com as mais diversas aplicações na indústria, desde frituras industriais, chocolates, massas, margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes e cosméticos até detergentes, sabões e sabonetes. Ele faz parte da nossa vida mesmo que a gente não saiba, já que frequentemente é colocado nos rótulos como óleo vegetal, tornando difícil a sua identificação nos produtos direcionados ao consumidor final.

Uma de suas principais características é a alta produtividade. Um hectare da palmeira do dendê produz, em média, 5 toneladas de óleo – no caso da soja, esse número é de meia tonelada. Isso explica por que ele tem sido também cada vez mais utilizado na produção de biodiesel.

O ônus principal, claro, vai para os países que mais produzem, Indonésia e Malásia, e sacrificam suas florestas primárias e riquezas de biodiversidade em nome da renda adquirida com a exportação do produto para grandes corporações mundiais.

Nestes países, as áreas de floresta são os últimos habitats remanescentes de animais ameaçados, como o tigre da Sumatra, o rinoceronte asiático e o orangotango. O vídeo abaixo ilustra bem isso. Em 2010, o Greenpeace iniciou uma campanha mundial para protestar contra grandes corporações que compram óleo de palma de produtores que desmatam.



Entre os maiores importadores desse óleo, encontramos a Unilever para a produção dos produtos da linha Dove. A Nestle recentemente teve de desmentir boatos de que um de seus principais produtos "Kit Kat" utilizava este ingrediente. Um vídeo satirizando o produto chegou a ser produzido:



A Nestle nega mas, pelo sim pelo, não nunca mais compro dessa merda. 

Nós sabemos muito bem que um fabricante pode mentir quanto aos itens de composição de seus produtos, da mesma forma que mentem sobre testes em animais. (Todo e qualquer produto já produzido no mundo utilizou de testes ou de resultados de testes anteriores). Mas aí pouco podemos fazer. Neste caso não; é possível fazer boicotes. Uma vez que raramente é possível contar com a boa vontade dos governos dos países em que este tipo de crime ocorre. Interesses econômicos sempre se sobrepõem a vida animal ou a preservação de qualquer coisa que não seja os bolsos de quem fatura alto (governantes ou produtores). Nem sempre é possível sair por aí dando uma de Sea Sheperd e sair por aí afundando navios baleeiros que atuam em águas mundiais, fora da proteção de seus países (ex Japão, que permite a caça de baleias). As vezes é preciso agir com inteligência.

Como consumidores, todos nós fazemos escolhas e as escolhas que nós fazemos no supermercados podem ter um impacto direto nas florestas e nas criaturas que as chamam de lar. Nós precisamos estar conscientes sobre os produtos que nós compramos, principalmente aqueles que contém óleo de palma.

A lista dos produtos que utilizam do óleo de palma é extensa mas pode ser facilmente encontrada na internet. Uma dica: Produtos de multi-nacionais fora do Brasil tem maior possibilidade de utilizarem deste ingrediente, uma vez que por aqui o Governo Federal criou, em 2010, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma no Brasil, baseado nas diretrizes de preservação de vegetação nativa, produção integrada à agricultura familiar e com ênfase em áreas degradadas da Amazônia Legal e na reconversão de áreas utilizadas para cana de açúcar.

Ou você pode simplesmente cagar para isso e continuar adquirindo qualquer produto sem questionar os males que eles causam não só a vida humana, mas a vida dos animais. Caso deseje optar por cagar para isso diga olhando para esta foto abaixo: "Eu sou um grande filho da puta".


Já disse? Obrigado. Agora eu te desejo um grande câncer no reto.

Este sou eu imaginando o tumor crescendo em você:


Ao contrário do que muitos humanistas pensam o homem não nasce bom e se trona fruto do meio em que vive. A maldade e a ganância vem de berço. O caráter pode ser formado, mas nunca alterado.  

Fontes:

[1]http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI345684-18071,00-FOTOS+ORANGOTANGO+BEBE+FICA+DESOLADO+AO+PERCEBER+QUE+TEVE+DEDOS+DECEPADOS.html

[2]http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/entenda-como-o-oleo-de-palma-esta-no-seu-dia-a-dia-e-prejudica-florestas-no-mundo/

[3]http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/orangotangos_mortos_ilegalmente_na_ultima_decada_20_mil__processos_judiciais_zero.html

[4]http://www.isfoundation.com/pt-br/news/ajude-salvar-os-orangotangos-um-produto-livre-de-óleo-de-palma-por-vez


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)