Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um exemplo de Homofobia


Essa foto foi tirada na frente de uma residência de Niterói. Onde, possivelmente, um vizinho intolerante incomodado com a vida alheia decidiu ofender um dos moradores dessa residência. Este morador é homossexual assumido e teve sua casa pichada com ofensas homofóbicas. É uma agressão de fato.

Eu sempre tive dúvidas do que pode, ou não, ser tipificado como homofobia. Após ver essa foto descobri um exemplo perfeito do que é ser ofendido por ser diferente na própria porta de casa.

Que isso seja repassado e que circule até que o infeliz que fez isso saiba do nosso repúdio.

6 comentários:

  1. cara, eu discordo, entretanto, com o "homofobia", em si, para tipificar o crime. o crime é a pichação, a invasão da propriedade por vândalos. não importa se o dono é gay, negro, macumbeiro, o que seja. o que importa é que houve a pichação. se o cara fosse hetero e pichassem "arrombado" no muro dele, seria um crime menor?

    ResponderExcluir
  2. Seria sim.

    Pois neste claramente há premeditação e um motivo ao ataque.

    ResponderExcluir
  3. o ponto em que discordo é o do "motivo" homofobia ser considerado mais grave que qualquer outro[a lei assim diz, mas discordo da mesma]. a premeditação e a pichação é que seriam importantes no caso, não o fato do dono da casa ser de minoria ou maioria. cada ser humano é único e insubstituível, qualquer "motivo" que faça um ódio desses surgir e desembocar na ofensa ao patrimônio, deve ser igualmente avaliado[patrimônio pode ser seu corpo ou seus bens]. então ser odiado por ser branco, homem ou heterossexual é menos errado?

    ResponderExcluir
  4. Homofobia é um crime de ódio. Assim como racismo. a gravidade está aí, há uma intenção em constranger um cidadão por ser quem ele é ou por tomar uma posição que vai de encontro contra algumas convenções.

    Pixar meu muro me chamando de viado, a mim não afeta em nada é mero vandalismo. Mas pixar me chamando de flamenguista imundo, filho de paraíba, cabeludo safado (quando tinha cabelão), endemoniado (por ser ateu) ou qualquer outra coisa é um ataque direcionado a mim com a intenção de me agredir, constranger ou fazer com que me sinta ameaçado.

    ResponderExcluir
  5. entendi, fica, realmente, direcionada a coisa. mas, então, "flamenguista imundo" ou "cabeludo safado" também teriam o mesmo direito à penalidade que o "arrombado" para um gay, não?.

    ResponderExcluir
  6. O meu exemplo foi bem genérico. Até porque eu também não me ofenderia com isso. Mas caso eu pertencesse a algum grupo minoritário que costuma sofrer contantes perseguições e agressões morais e fisicas, teriam sim.

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)