Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Estado sendo Estado: Acredite se quiser. Customizar moto sem aprovação será crime


Por M.V Shogun, editor do Blog


Uma honda modificada para o estilo Café Racer

Se você como eu, é um apaixonado por motos e pela cultura de moto clubes, customização e "café racers" trago más noticias.

Vai entrar em vigor  a portaria do Contran 060/2017 que regula as 'modificações permitidas' em motos (LER OS ITENS 31 E 32. ANTERIORMENTE O ITEM 24 DA PORTARIA DE 2016 TRATAVA DISSO). Esta nova portaria, em sua amaldiçoada redação, dificulta - praticamente PROÍBE - toda a customização em motocicletas, exceto o sistema de iluminação, pneus e rodas. Basicamente usuários e oficinas de customização ficarão reféns de motos originais ou no máximo com um ou outro acessório.

Resultado de imagem para custom moto antes depois
Esse tipo de transformação poderá ser crime

A portaria entra em vigor este mês - aparentemente prorrogado para agosto -, ou seja, salve-se quem puder. Se você está com um projeto de customização na reta final, é recomendado entrar com a papelada o quanto antes. Pra quem não tiver tempo de legalizar até a entrada em vigor da nova resolução do CONTRAN, uma boa estratégia a seguinte: Até o dia da entrada em vigor, ir ao Detran e pedir senha para o CSV. Em tese se ganha 2 meses.

Após entrar em vigor modificações visuais, iluminação e sinalização precisaram autorização do detran ou aprovação do inmetro. Não se trata somente de informar a modificação, ela precisará ser APROVADA. Ou seja, um mar de burocracia para que você possa fazer o que bem entender com aquilo que te pertence.

Nossas autoridades realmente não tem nada melhor para fazer ou com que se preocupar - além de ter seu nome envolvido em alguma delação - e decidiram criar uma portaria que proíbe customizações em motos, ignorando completamente a existência de toda uma cultura e mercado de nicho.

De qualquer forma, prepare-se para ser um infrator. Pois é assim que o governo nos trata. Tudo em nome da sua segurança.

Já corre um abaixo assinado pedindo a mudança no texto:

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=74582

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)