Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Iron Maiden: The Book of Souls faz a espera valer a pena

Uma coisa já é praticamente consenso: The Book of Souls é o melhor trabalho do Maiden desde Brave New World (2000).

O fato é que os anos passam e as bandas antigas ficam cada vez mais tempo sem lançar álbuns novos de estúdio – a indústria fonográfica mudou radicalmente nos últimos 20 anos e o fato de shows terem passado a ser a maior fonte de renda de uma banda ajudou nisso -, e os fãs do Iron Maiden aguardam ansiosos há cinco anos, desde The Final Frontier, por um novo trabalho do sexteto britânico.

O recente diagnóstico de câncer na língua do vocalista Bruce Dickinson assustou a todos, que temeram não só pela saúde do baixinho, mas como por um atraso longo na gravação e lançamento. Porém, a doença foi descoberta após as gravações – o que faz admirarmos ainda mais a performance vocal de Bruce no disco.

Mas eis que após a recuperação do vocalista, o Iron Maiden lançou finalmente The Book of Souls, com produção do “sétimo membro” Kevin Shirley, e gravado em Paris, no mesmo estúdio onde fizeram o já clássico e citado Brave New World.

A capa com o Eddie simples e um fundo preto chamou atenção dos fãs.


If Eternity Should Fail, composição de Bruce, é a abertura. Diferente do que se espera do Iron Maiden, uma introdução climática, com Bruce cantando sozinho, até que depois de um minuto e meio a velha Donzela surge com seus riffs cavalgados e guitarras “gêmeas”. Um refrão que com certeza será cantado por estádios lotados pelo mundo todo. Destaco também Nicko McBrain, um dos bateristas mais reconhecíveis da história. Ele tem o som dele, o tom dele e você sabe exatamente que é ele tocando com no máximo duas batidas. Trabalha para a canção e ao mesmo tempo se destaca.

Speed of Light foi escolhida para primeiro single e não é de se estranhar, uma das faixas mais curtas e diretas do disco; tem boas influências do hard rock setentista nos riffs (um quêzinho de Blackmore aqui e ali). Típica canção que vai entrar para o hall dos clássicos compostos em parceria do vocalista com Adrian Smith, um dos três donos das seis cordas do grupo.

The Great Unknown é a primeira faixa que o baixista – e CEO da banda - Steve Harris assina a aparecer. Parceria com Smith e lembra os tempos de A Matter of Life and Death (2006). Outro refrão que vai soar bem ao vivo e belos solos. É de praxe em todo disco do Maiden ter o grande épico do baixista – e aqui ele vem logo na quarta faixa, com The Red and the Black, que já inicia com acordes de baixo (que se repetem no final) e não há dúvidas que será uma das que marcarão presença no novo set list da banda. Tem tudo para levantar a plateia com seu ôoo-ôoo-ôoo. A sequência de solos é arrebatadora e uma das guitarras seguindo o vocal de Bruce pela canção deu um algo a mais na faixa.

When the River Runs Deep parece ter saído direto da fase Somewhere in Time (1986) e Seventh Son of a Seventh Son (1988), mais uma composição de Adrian Smith – aliás, já deu para perceber que o cara é um dos destaques aqui. Direta, rápida, pesada e com mais riffs setentistas no meio. Tem cara daquelas canções que Steve Harris colocará no show logo depois de algum grande épico para dar aquela agitada no público. O primeiro CD termina com a faixa-título com seus mais de dez minutos de duração. Dramática, tensa, é praticamente dividida em duas partes: a primeira mais teatral e enternecedora, enquanto a segunda parte é o típico Maiden de solos e bases rápidas com Bruce cantando até a alma no final. Ponto para Janick Gers, parte do trio de guitarristas, que assina a canção com Harris.

O segundo CD vem com outra típica composição de Smith/Dickinson: Death or Glory. Uma paulada de respeito, com esse título Manowarzístico e um refrão onde Bruce me faz ter a certeza de que ele é o maior vocalista de heavy metal de todos os tempos. Não é a canção onde ele alcança os maiores tons nem nada disso, é apenas pelo simples encaixe de melodias e performance vocal, aliados a idade do vocalista (é só parar para pensar em como estavam as vozes de outros grandes nomes do heavy metal aos 57 anos). Agora é a vez de Janick Gers aparecer novamente em parceria com Harris para Shadows of the Valley; impossível não lembrar de “Wasted Years” na introdução. Curiosamente, apesar dessa lembrança dos “Golden years”, a faixa como um todo me lembrou o álbum Dance of Death (2003). É boa.

Tears of a Clown é aquela que homenageia Robin Willians (comediante americano que se matou devido à depressão) que não é bem uma homenagem a Robin Williams. A situação de um comediante ter depressão e acabar cometendo suicídio por isso inspirou a composição de Smith e Harris (que dupla!). Musicalmente é uma das canções mais interessantes de toda a discografia do Iron Maiden por explorar um território de tempos mais quebrados e um ritmo lento. O Maiden vem constantemente sendo classificado como uma banda mais progressiva nos últimos 20 anos devido às canções mais longas com longas introduções, que já viraram características da banda. Mas foi com essa canção, a mais curta aqui, que o Iron Maiden realmente abraçou o prog. O refrão dramático com mais uma performance matadora de Bruce – ao mesmo tempo que lembra “Coming Home”, de The Final Frontier (2010), lembra também algo da carreira solo de Bruce – coroa a faixa.

Vamos chegando ao fim dessa grande obra dramática que é The Book of Souls. É como se fosse a trilha sonora de um filme. Eu até agora não consegui escutar as faixas aleatoriamente. Quando começo escutar a primeira vou até a última e uma hora e meia passam como num piscar de olhos. The Man of Sorrows é uma parceria de Dave Murray, mais um dos guitarristas, que raramente assina alguma música nos discos da banda, com Steve Harris. É uma pseudo-balada, que evolui de belas melodias de guitarra e vocal no início para uma levada trágica (no sentido dramático da coisa) que vai até o fim.

E por fim, talvez a mais aguardada, Empire of the Clouds. O álbum começa e termina com composições de Bruce Dickinson sozinho. Com mais de 18 minutos de duração era a mais esperada pelos fãs a ser ouvida, justamente pelo seu tamanho, que já é a maior faixa gravada pelo Iron Maiden. Há quem esperasse algo na linha de “Rime of the Ancient Mariner” (de Powerslave, 1984), mas o que veio surpreendeu a muitos: pianos tocados pelo próprio Bruce dominam a faixa até cerca dos 4 minutos, quando o resto da banda entra de vez. As melodias vocais são incríveis e daquelas que já ficam na cabeça de primeira. A letra é tocante e a interpretação magnânima. O instrumental não deixa a peteca cair em momento nenhum. Seja nas partes lentas, rápidas, nas partes mais progressivas ou épicas. Seria um deleite assistir essa canção ao vivo, mas duvido muito que seja incluída no set list. Encerramento digno de um trabalho sem igual na história da banda.

A capa com o Eddie original foi criado por Mark Wilkinson e chamou atenção pela simplicidade. Nada de grandes desenhos. Apenas Eddie e um fundo preto. Um belo contraste com o disco que é uma verdadeira viagem de grandes emoções.

Nota 9.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)