Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sábado, 3 de abril de 2010

Intolerância religiosa no Santos

Trinta e quatro pessoas, incluindo crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral, aguardavam ontem a chegada do elenco santista, que faria a doação de ovos de páscoa no Lar Espírita Mensageiros da Luz, em Santos.

Boa parte dos atletas, incluindo os mais aguardados, como Neymar, Robinho e Ganso não sairam do ônibus. O motivo foi religioso. A instituição segue a doutrina espirita.

Depois, em entrevista à TV Bandeirantes, Robinho explicou:

- Só ficamos sabendo quando chegamos ao local que se tratava de um ambiente espírita. Cada jogador tomou a atitude que achou conveniente, e acho que a religião de cada um precisa ser respeitada. Ninguém orientou a gente para que tomássemos essa atitude. Ela foi movida pela religiosidade de cada um. Isso não tem que virar polêmica - disse Robinho.

Evangélico, Neymar disse o seguinte:

- Fiquei sabendo dos rituais religiosos realizados no local somente quando cheguei lá. Tomei essa atitude, pois tinha receio de não me sentir bem".

Fonte O Globo

Lar espirita não pode entrar por causa da religião, mas e se fosse uma boate heim?

4 comentários:

  1. Sei lá, hein Saga... acho que tem que ter cuidado em classificar um tipo de atitude dessas - besta, lógico, afinal em buátchy eles entram - como "INTOLERÂNCIA RELIGIOSA".

    Cara, eles não agrediram ninguém... Sei lá... a atitude foi besta mesmo, mas daí a chamar de "intolerância religiosa no Santos", fazendo parecer que o clube prega esse tipo de postura é meio que forçar a barra...

    Desculpe aí a opinião sincera, mas quando a gente começa a relativizar as coisas, percebe que é um exagero, já que eu também não aguento ficar ouvindo gente pregando. Sou intolerante por causa disso? Não, evito lugares em que vou ouvir pregação. Você, como flamenguista, deve evitar estar em lugares onde os vascaínos são predominantes. Chega a ser intolerância? Acho que não....

    Mas... conhecendo voCê como conheço, entendo a sua revolta pela atitude besta dos dois jogadores. Pensa só... seu amigo vai se casar numa igreja que não é a sua e você não vai só por que não é a mesma igreja que você frequenta? Frescurice. Mas intolerância religiosa não.

    ResponderExcluir
  2. Ignorância.

    Essa é a palavra certa para descrever o que aconteceu. Ignorância religiosa com uma boa pitada de falta de respeito.

    É a mesma ignorância que faz o mundo ocidental pensar que todo muçulmano é terrorista.

    Eles, jogadores santistas, não sabem o tipo de trabalho que é realizado numa instituição religiosa séria. E de nada ajuda a pregação dos pastores dizendo que apenas os crentes serão salvos.

    A Igreja Católica no papado de João Paulo II fez questão de fomentar a ideia ecumênica no mundo. O Papa se encontrou com rabinos, com ortodoxos, espirítas, budistas e lá vai fumaça.

    A diretoria do Santos poderia ter evitado esse incidente. Poderia ter conversado com os atletas antes e explicado qual seria a ação.

    Infelizmente casos como esse servem para mostrar que o Brasil está longe de ser o paraíso da liberdade que tanto atraem os estrangeiros. Mas é preciso registrar que temos aqui, no nosso país, uma liberdade religiosa impensável em vários cantos do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Correção:

    Infelizmente casos como esse servem para mostrar que o Brasil está longe de ser o paraíso da liberdade que tanto atrai os estrangeiros.

    ResponderExcluir
  4. É bem por aí meu caro, eu preferi falar pouco. Creio que os termos hipocrisia e intolerância resumem bem meu sentimento sobre este caso. E discordo em grau número e gênero sobre a opinião da minha amiga logo acima.

    Não entrar no local pode não ser considerado uma agressão. Mas sentimentos foram feridos, seja das crianças e doentes que aguardavam ver robinho e Naymar ou sejam dos responsáveis pela casa que viram nessa visita uma boa forma de motivar e alegrar seus atendidos além ee divulgar o trabalho feito.

    Houve sim um gesto de preconceito e intolerância. É como eu me recusar a entrar em um ambiente que tenha um negro, um gay, um crente ou um muçulmano.

    A única coisa que concordo que não houve prteconceito da instituição Santos, e sim parte de seus jogadores, mas aí já foi uma opção minha de por o titulo desta forma como modo de chamar atenção.

    No mais agradeço pelos comentários.

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)