Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Habeas Corpus, qualquer cidadão pode fazer

Você sabia que pedir hábeas corpus em prol de qualquer pessoa é um direito de todo o cidadão, independente de seu grau de escolaridade?

Somos poucos os brasileiros que conhecemos o mínimo de nossos direitos garantidos pela Constituição de 1988. Aliás, são ainda mais raros aqueles que possuem um exemplar da Carta Magna.

Dois dos mais importantes “remédios jurídicos” à disposição do cidadão são o Habeas Corpus que garante o direito de ir e vir, contra uma ação do Estado.

Habeas Data este, garante o direito de qualquer cidadão obter informações sobre seus dados existentes em qualquer órgão público ou particular: Serasa, SPC etc...

Esses dispositivos são os únicos, em todo o aparato jurídico brasileiro, que não exigem a atuação de um advogado. Qualquer cidadão pode requerer um hábeas corpus ou um habeas data.


Abaixo alguns exemplos e modelos de como se redigir um Habeas Corpus.

- Modelo de Habeas Corpus
- Modelo de Habeas Corpus: Teses de Nulidade, falta de justa causa, extinção da punibilidade e abuso de autoridade
- Video Youtube


Fonte: Lei e Ordem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)