Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Documentário: Anvil, The Story of Anvil - 2008


Review: Cinéfilo

Quando tinham 14 anos de idade, os amigos Lips e Robb Reiner fizeram um pacto de tocar rock juntos para o resto da vida. Ao fundar a banda Anvil, eles foram aclamados como os “semi-deuses do metal canadense”, e influenciaram toda uma geração que incluiu Metallica, Slayer e Anthrax.


Apesar deles nunca terem obtido o merecido reconhecimento e fama, nunca pararam de tocar e de acreditar. Depois de uma turnê mal-sucedida pela Europa, Lips e Robb, ambos já com cerca de cinqüenta anos, começam a trabalhar na gravação do décimo terceiro álbum do Anvil, This is Thirteen, em uma última tentativa de realizar seus sonhos de juventude.


Mas porque o Anvil nunca conseguiu o seu lugar ao sol? É o que esse documentário tenta entender.

Décadas depois de se apresentarem num megafestival no Japão, ao lado de bandas que atingiram o estrelato (Scorpions e Bon Jovi, por exemplo), o sonho não acabou. Já quarentões, os dois fundadores da Anvil continuam tocando, apesar de serem obrigados a dedicar boa parte dos seus esforços em atividades regulares e remuneradas. Lips, guitarrista e vocalista, é entregador de merendas escolares. Robb, exímio baterista, considerado por Lars Ulrich, do Metallica, como um deus das baquetas, se dedica a pequenos reparos domésticos.

O documentário esmiuça o dia a dia da dupla e acaba se intrometendo nas sucessivas tentativas de shows, turnês e gravações. Todas, quase sempre, desastrosas. Acompanhamos a opinião de familiares, amigos e músicos. Há também depoimentos apaixonados de fãs ardorosos, que vigiam de perto todos os passos da banda. No fim das contas, Anvil! The story of Anvil mostra a paixão de dois amigos fraternais pela música. É uma produção com mensagem positiva, que fala sobre amizade e companheirismo, mas que em momento algum tenta empurrar pieguice goela abaixo de quem a assiste.

Formato: Avi

Direção: Sacha Gervasi
Gênero: Documentário
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 700 Mb
Duração: 90 Minutos

Trailer


Um comentário:

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)