Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Wikileaks - Americanos culpam Brasil por fracasso da Alca

A Wikileaks, sempre ela, vazou mais uma. Agora sobre a frustração americana em relação ao Brasil não ter aceitado participar da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O que praticamente a invalidou. A Alca não era nada mais do que uma tentativa de "anexar" o Brasil aos interesses do governo americano.

Fonte - Globo

Rio - O fracasso na criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e os entraves que engasgaram as negociações (até hoje não concluídas) da Rodada de Doha, na Organização Mundial do Comércio (OMC), foram atribuídos pelos EUA ao Brasil - responsabilizando mais especificamente o Itamaraty, sob o argumento genérico de que o Ministério das Relações Exteriores brasileiro suspeitava de que os EUA planejavam dominar o hemisfério através da Alca.

Essa constatação está num novo pacote de documentos do governo americano divulgados pelo WikiLeaks. Os papéis estão recheados de intrigas palacianas, revelando discórdias entre ministérios brasileiros sobre a questão. Além disso, eles identificam dois altos funcionários do Brasil que, ao longo do processo, trabalharam em favor dos EUA sugerindo estratégias que ajudariam a Casa Branca a vencer resistências do governo brasileiro.

Os registros oficiais mostram que os EUA começaram a se preocupar com a questão logo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter assumido o governo, no início de 2003. "Novos elementos de firme oposição à Alca fixaram residência dentro do governo do Brasil, em vez de permanecer nos partidos de oposição e ONGs. Isso é particularmente evidente no Itamaraty".

Para o governo americano, o Brasil não se empenhava pela Alca devido às suas próprias metas políticas "que incluem um papel de liderança na América do Sul com um enfoque vigoroso no desenvolvimento e na agenda social, que às vezes colidem em sua busca de certos interesses econômicos nacionais". Um dos fatores principais, segundo os EUA, seria o de que além de querer ser líder regional o Brasil deseja "ser a força motor por trás da revigoração do Mercosul".

A suspeita do Brasil não era infundada, definitivamente a Alca iria causar uma crise enorme na indústria nacional. Gerando desemprego maciço. Motivo o qual mantém até hoje o México em crise. Mesmo o Canadá, com uma economia melhor, sofreu impactos.

FHC enrolou os Americanos o quanto pôde, deixando a bola para seu sucessor. Prova de que a suposta "paranóia" do Itamaraty tinha lá suas razões.

Possivelmente a não assinatura deste documento foi a melhor coisa destes 8 anos do governo Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)