Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

A Demagogia Triunfa Porque os Políticos Mentem Impunemente

Normalmente, não escreveria um texto falando sobre algo isolado visto nas redes sociais. Entretanto, este caso merece alguma atenção não apenas pelo fato em si, mas pelo padrão de comportamento que podemos extrair dele. Segue a imagem:


Esta imagem alcançou um rápido alcance, estando no momento com mais de 140.000 compartilhamentos. Suspeitei imediatamente da informação sobre os EUA, uma vez que vai contra todos os fundamentos básicos de economia que já aprendi. Qual não foi a minha surpresa quando não encontrei uma única fonte confirmando tal informação, e várias fontes desmentindo-a?

Naturalmente que as pessoas não tem tempo ou disposição para checar cada informação que encontram na internet, e nem há necessidade para tanto. Mas checar as informações algumas vezes pode ser bastante instrutivo, nem que seja, no mínimo, para aprender a ser mais céticos diante de narrativas como esta. Com um mundo de informações ao alcance de um clique, não há desculpas para não fazê-lo.

Se há um motivo para o aumento de preços durante períodos de escassez, é porque isso incentiva fornecedores externos a fornecer tais produtos, e também a população a usar o que está disponível mais sabiamente. Melhor ter poucos produtos a preços altos do que ter prateleiras vazias e filas de espera gigantescas, apenas para descobrir que não há mais do que se procura quando se chega ao fim da fila (como o que está ocorrendo na Venezuela). Não que os nossos políticos e a esquerda estejam interessados nesse tipo de debate ou informação. Eles já tem o diagnóstico e a solução: a culpa é da ganância dos comerciantes inescrupulosos e da política de preços "neoliberal". À população resta apenas papagaiar o discurso de mocinhos e bandidos, mesmo com uma refutação disponível a alguns cliques de distância.

A demagogia e o populismo vencem porque o povo permite que os políticos mintam impunemente, enquanto poucos parecem ter a sensatez de pelo menos desconfiar das mentiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)