Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Justiça dos EUA impede escola de punir alunas por postar fotos sensuais no Facebook durante às férias.



Duas estudantes americanas, de 15 e 16 anos, foram suspensas de seu colégio, no Estado de Indiana, por publicarem fotos sensuais em redes sociais. A Justiça considerou ilegal a ação da escola, alegando que a atitude vai contra a liberdade de expressão.

As fotos foram tiradas durante as férias, quando várias garotas dormiam na casa de uma amiga. As imagens tinham conotação sexual, com pirulitos e posições sugestivas, e, segundo as meninas, foram compartilhadas porque elas "queriam mostrar para os outros como era engraçado" o que fizeram.

Apesar de considerar as fotos de mau gosto e entender que a escola tentou agir de boa fé, o juiz Philip Simon considerou a punição inconstitucional --já que as garotas não estavam no colégio, os diretores não tinham direito de violar a Primeira Emenda da Constituição americana e, consequentemente, a liberdade de expressão das alunas.

O juiz conclui que a alegação de "desonra" e "descrédito" usada pela defesa do colégio é "vaga demais".

Comentário: O juiz foi muito sagaz ao tomar a decisão. Não cabe à escola tomar esse papel para sí, sim aos pais das meninas de orienta-las e puni-las.

É um exemplo perfeito de respeito à liberdade de expressão, por mais desagradável que seja a expressão. #AméricaFuckYeah

Fosse no Brasil possivelmente o facebook punido por estímulo a pedofilia, os pais processados, as meninas seriam expulsas da escola, chamadas de vagabundas em TV aberta e receberiam proposta para posarem nuas assim que completassem os 18...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)