Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Perfil do Twitter ligado ao Anonymous nega "operação Facebook"

Um misterioso vídeo atribuído ao grupo de hackers Anonymous, o mesmo que atacou empresas como Sony e Amazon, relatava que no dia 5 de novembro, o Facebook "será destruído".

O dia 5 de novembro é emblemático para o grupo de hackers, que tem como marca a máscara popularizada pelo filme "V de Vingança", inspirado em Guy Fawkes, que, na mesma data, em 1605, tentou explodir o Parlamento inglês.

No dia seguinte, porém, uma das contas do grupo no Twitter negou a "Operação Facebook" e disse se tratar de "apenas um boato". "Mídias do mundo, parem de mentir!", escreveu.

Mas o estrago já estava feito, e o vídeo já tinha alcançado mais de 1 milhão de acessos. O vídeo que foi parar na CNN, rodou a internet e, por fim grudou no inconsciente cibernético.

De acordo com o site Gawker, havia de fato uma "Operação Facebook" em andamento entre os membros do Anonymous, um coletivo internacional de hackers. Eles queriam chamar a atenção dos usuários do Facebook para questões de segurança, incitá-los a deixar o site no dia 5/11 e criar uma rede social própria.

A ideia acabou descartada, mas alguém de dentro resolveu levá-la adiante. Outro comunicado, indo de encontro ao anterior, confirmou a apuração do Gawker, afirmando que o projeto estava sendo organizado por alguns membros da organização e que isso "não necessariamente significa que o Anonymous esteja de acordo".

O vídeo, que foi removido do YouTube, alegava que o Facebook vende informações para governos e empresas, mesmo quando o usuário se desliga da rede. A empresa nega as acusações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)