Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Banca do Blues: espaço democrático da cultura carioca está de volta!

Já tinha falado do fechamento do Teatro Odisséia anteriormente e acabo de descobrir que um dos espaço mais democráticos da cidade, que também já tinha sido fechado, está para retornar. Me refiro à famosa banca do Blues situada na esquina da AV. Rio Branco com a AV. Pres Wilson.

A Banca do Blues era um local onde todas as semanas admiradores, músicos e curiosos se reuniam para se divertirem e ouvir boa musica em uma cidade onde os espaços dedicados ao Blues se tornaram cada vez mais raros.

Esse espaço havia sido fechado pela prefeitura sob a alegação de que a aglomeração de pessoas na esquina causaria transtornos aos pedestres, falta de banheiros químicos (que poderiam ser cedidos pela prefeitura, que os cede alegremente todo fim de semana para os bares da Lapa) e venda de bebidas alcóolicas na banca (na Lapa se vende coisa pior e em barraquinhas de rua).

O mais engraçado é que todas as justificativas apresentadas para proíbição dos shows na esquina da Banca são toleradas ou foram resolvidas pela prefeitura para os eventos que ocorrem na Lapa. Até mesmo o Carnaval que costuma fechar a própria Avenida Rio Branco tem solução.

Defintivamente o prefeito Eduardo Paes parece determinado a aniquilar qualquer movimento cultural espontãneo na cidade do Rio em que a prefeitura não possa por suas garras.

Pois bem, constatações e reclamações à parte, há sim uma boa noticia. Os shows de Blues que antes eram realizados em frente â famosa Banca, agora tem um novo endereço: O botequim Vaca Atolada, na Rua Gomes Freire, 533 Centro.

É assim, no peito e na garra que alguns produtores conseguem fazer seus eventos, muitas vezes sem ter lucro algum.

Pelo visto no Rio só se pode organizar eventos de Funk e samba. Ou só se for para enriquecer produtores já milionários em um suposto festival de "rock" repleto de atrações popularescas amplamente divulgadas pela mídia, que de rock nada tem, tudo custeado com dinheiro público.

Torcemos para o novo projeto dê certo.


Para conhecer melhor a história da banca do Blues acesse o site http://www.bancadoblues.com/

Para ficar informado dos próximos eventos acesse o Blog da Banca do Blues: http://bancadoblues.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)