Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Foto de Cacique chorando por causa de Belo Monte é mentira

Ah, a internet. A rede vive nos pregando peças, principalmente nas redes sociais onde as postagens de cunho politico social do Facebook se tornaram uma febre. Eu mesmo já caí neste erro de compartilhar algo que era mentira por engano. Uma das imagens recentes mais compartilhadas é essa do Cacique Raoni chorando emocionadamente com o seguinte texto logo abaixo.


O Cacique Raoni chora ao saber que a presidente Dilma liberou o inicio das construções de Belo Monte.

Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies.

A foto original do Caciqui Raoni é de 2007. A imagem foi registrada durante um evento onde Raoni foi homenageado por amigos e líderes culturais. O choro realmente ocorreu, mas foi um choro de emoção.

Eu que publiquei essa foto ano passado com palavras cheias de ódio contra o governo terei que entubar essa.

Um comentário:

  1. Pois é…

    E o hoax mais recente mostra duas fotos acompanhadas por declarações bombásticas segundo as quais está acontecendo AGORA a retirada forçada dos Caiapós da área a ser inundada por Belo Monte.

    “Probleminha”: as fotos foram tiradas em 2008 e são referentes a uma reintegração de posse, cerca de 900 Km distante de Altamira.

    Veja o seguinte post no tumblr, que por sinal contém dois outros interessantes links. O cidadão foi muito consciente e brilhante.
    http://www.tumblr.com/tagged/amazon-rainforest?before=1332356919

    E aqui oputro link para a notícia verdadeira:
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL346759-5598,00-INDIOS+ENTRAM+EM+CONFRONTO+COM+PM+NO+AMAZONAS.html

    Abraços.

    Mauro Salles
    mdcsalles@gmail.com

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)