Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Evento de Rock/Metal na Zona Oeste é cancelado pela PM

O evento West Rock Zone, promovido pelas produtoras Fashion Produções, Rato no Rio e  Rio Metal Works, que teria a banda Matanza como atração principal, foi cancelado pela policia sob a alegação de falta de alvará.


Fonte: RadiocultFM e Facebook Rio Metal Works
Aconteceu no último sábado (15/9), no Sítio Top Model (RJ), parte do que seria o West Rock Zone, festival que teria o Matanza como atração principal. Chegaram a se apresentar as bandas Tamuya Thrash Tribe, Scatha, Khaos Inside, Lastima, Uzômi, e por último, a Cara de Porco, que, por ironia do destino, foi interrompida pouco depois da música “Quem tá no Rock é pra se fuder”. Neste momento, a polícia pediu o cancelamento do evento alegando que o local não tinha alvará para funcionar.

Segue abaixo a nota da produtora:

Infelizmente, devido à intolerância ao nosso movimento cultural, tivemos o nosso evento cancelado pela polícia.

A produção gostaria de agradecer a TODAS as bandas presentes que nos apoiaram incondicionalmente, (tenham certeza que teremos outras oportunidades em breve), assim como a produção e equipagem da banda MATANZA que entendeu perfeitamente o ocorrido.

Desejamos parabenizar ao público, que mesmo no momento de angústia e frustração se comportou de forma ordeira, não enfrentando a polícia, o que de poderia complicar, e muito, a situação. E agradecer aos muitos que aguardaram e que manifestaram apoio e que se mantiveram firmes no ideal de construir uma cena forte em nossa cidade.

Queremos deixar assegurado que TODOS que compraram o seu ingresso terão o seu valor ressarcido. Basta retornar as lojas, COM O CANHOTO, onde você adquiriu o seu ingresso, a partir de quinta-feira próximo dia 20 e efetue a troca.

Para quem adquiriu o ingresso na hora, e não conseguiu o seu ressarcimento. Repetimos, SOMENTE para quem adquiriu na HORA, há duas formas de ser efetuado. Envie um email para fashionproducoes@globo.com ou riometalworks@gmail.com para estarmos agendando individualmente a melhor forma do extorno de seu ingresso o mais rápido possível. Ou compareça na Avenida Conego Vasconcelos 549 - Bangu no dia 20 de Outubro – Bilheteria do Atlético Bangu das 15:00 às 00:00 para ter o seu dinheiro de volta.

Manifestamos a nossa admiração por todas as palavras de apoio de todos aqueles que conhecem a fundo o nosso trabalho. Tenham certeza que manteremos firme o nosso ideal de trazer grandes momentos ao Heavy/Rock underground de nossa cidade da mesma forma que estamos fazendo há tanto tempo.
Um grande abraço a todos.

Rato no Rio, Fashion Prod., FSOM e Rio Metal Works

Comentário: O que tem que ficar claro é que o cancelamento e a falta de alvará se deram por um único motivo: Não pagamento de propina. Não precisa ser gênio para perceber isso. Eventos como o Rock Humanitário, em Cabo Frio, que teve de ser cancelado pelo fato de a prefeitura local criar dificuldades para liberação de alvarás.

Aqui no Rio parece que ocorre o mesmo. A verdade é que maioria dos eventos underground ocorrem sem alvará, não por desleixo da maioria dos organizadores e sim pela máquina de propinas que impera. - Produtoras com longo histórico de eventos como a Rio Metal Works, Fashion Produções e a Rato No Rio não seriam irresponsáveis a ponto de cometer tal insanidade - Então ou você paga ou faz o evento correndo o risco de ter uma ação brusca da Policia (que costuma ser truculenta nessas ações). Por sorte, neste evento o público metal comportou-se como o esperado de nossa parte agindo de forma ordeira. - Garanto que se fosse um dos eventos (orgias e consumo de drogas descarado) dos "Barões do Funk" e outros lixos culturais não só teriam o alvará como apoio da Prefeitura.

Há sim um monopólio cultural no Rio. E este tipo de situação, para este blogueiro apenas confirma o fato.

Fica a pergunta até quando o público de metal, seus produtores e artistas irão ficar inertes esperando por migalhas? tentando conseguir brechas na lei Ruanet, sendo obrigados a se esconder ou ficarem isolados numa espécie de "gueto cultural" realizando eventos sem apoio, sem estrutura e as vezes de forma mambembe (não é o caso citado mas ocorre com outros produtores) entre outras manobras para se conseguir na marra realizar algo?

Os funkeiros assim como os evangélicos faz muito tempo perceberam que para crescer e agir deveriam assumir o poder, ou fazer parte dele. Não é difícil achar na Câmara de Vereadores e na ALERJ representantes declarados desses nichos.


Meu apoio aos organizadores e meus parabéns ao público pela postura.

Por último um recado ao público Rock/Metal do Rio e qualquer outro que se importe com a cultura e diversidade de eventos. Pensem bem antes de eleger/reeleger candidatos a prefeito/vereador com ligações escusas com granes empresários de entretenimento e milicias.

Saibam que a sua diversão de fim de semana também pode sentir os efeitos da sua falta de interesse.

Um comentário:

  1. Polícia
    Composição Titãs, versão Sepultura.

    Dizem que ela existe pra ajudar
    Dizem que ela existe pra proteger
    Eu sei que ela pode te parar
    Eu sei que ela pode te foder

    Polícia para quem precisa
    Polícia para quem precisa de polícia
    Polícia para quem precisa
    Polícia para quem precisa de polícia

    Dizem pra você obedecer
    Dizem pra você cooperar
    Dizem pra você tomar no cu
    Dizem pra você filha da puta

    Polícia para quem precisa
    Polícia para quem precisa de polícia
    Polícia para quem precisa
    Polícia para quem precisa de polícia

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)