Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morre Nelson Mandela um ícone da verdadeira luta pela igualdade


"Ninguém nasce odiando outra pessoa. Para odiar precisam aprender, e se podem
aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar" (Nelson Mandela)

Não tenho a menor pretensão de escrever sobre o passado de Mandela no partido comunista e sobre sua historia antes de sua prisão. Nem pretendo comentar sobre as denúncias de exploração de trabalho escravo em minas de Serra Leoa.

Seres humanos são imperfeitos, motivo pelo qual eu tenho certeza que nunca nenhum sistema socialista dará certo no mundo. Se tivermos que odiar todos os esquerdistas, então rasguemos os livros de George Orwell. Que cada um tire suas conclusões.

Todos deveriam conhecer sua história e priorizar a sua luta pela igualdade entre negros e brancos na Africa do Sul. Viveu 27 anos numa prisão, e ao sair dela; não quis se vingar, não quis promover caça às bruxas quando se tornou presidente. Madiba nunca incitou o ódio racial, nunca incitou a luta de classes, não criou cotas pois ele entendia que a educação seria o passaporte para a igualdade, sempre tentou conciliar o povo de seu pais para a convivência harmoniosa. Mandela viu no esporte uma maneira de unir seu povo, e não uma forma de manter a população distraída.

Mandela foi um líder de verdade com erros e acertos.

Se você teve uma musica feita em sua homenagem nos anos 80 é sinal de que vc foi alguém foda.

Sem mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)