Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Por mais absurda que seja a lei, deve ser cumprida, mas isto não significa que seja moral.

"Quando a lei e a moral estão em contradição, o cidadão se acha na cruel alternativa de perder a noção de moral ou de perder o respeito à lei." (Bastiat)

Torcedor do Fluminense ironiza rivais após decisão do STJD
É o retrato do que qualquer brasileiro faria, se pudesse.


"Dura lex, sede lex" - A expressão em latim diz que a lei é dura, mas deve ser cumprida. E eu concordo.

Não vou entrar no assunto explicando o código e os argumentos de Flamengo e Portuguesa, informação tem por ai e o código pode ser facilmente baixado na internet. Nem criticar a atitude de um HUMORISTA que é, coincidentemente, torcedor do Fluminense. O fato meus caros, é que a Portuguesa cometeu um erro crasso digno da incompetência dos dirigentes e políticos brasileiros. O Flamengo também errou, mas por erro de interpretação do código de justiça desportiva. Ao meu ver o clube passa por uma situação desnecessária pois o assunto já vinha sendo discutido na Gávea. E não custaria nada ter consultado alguém do STJD antes de escalar o atleta André Santos, que não é nenhum Messi, para uma partida que não valia mais nada a não ser a entrega das faixas entre Flamengo e Cruzeiro.

Questionar a lei como o Flamengo está fazendo nos tribunais é sempre válido, visto que o código do STJD é tão cheio de brechas e lacunas que permitem várias interpretações. Mas acho que ele infelizmente deve ser cumprido, por mais estúpido e mal feito que seja. Uma vez que os clubes em algum momento Flamengo e Portuguesa assinaram sua concordância com os termos de cumprimento. E se você concorda com algo tem que cumprir, ou então que fizessem como 87, em que em, momento algum os clubes disseram que cumpririam o regulamento imposto pela CBF.

O Flamengo errou e deve buscar a justiça para se defender, mas caso perca que cumpra a lei.



O fato do Fluminense estar sendo beneficiado só comprova o quanto o tal código é estúpido e mal feito, por eliminar aquilo que deveria ser seu maior comprometimento num torneio esportivo: MERITOCRACIA. Um clube que teve um péssimo desempenho na competição, que não fez nada certo durante todo o campeonato, que merecia ser rebaixado será beneficiado por um erro de um clube que fez tudo certo até antes da última rodada. Isto é extremamente anti ético, mas é a norma.

"Dura lex, sede lex", você pode questionar que se fosse o inverso o tribunal não seria tão rigoroso, pode criar várias teorias conspiratórias, questionar tudo e todos, o céu e o inferno e o mundo de todas as formas que eu irei concordar contigo. Sabemos bem que no nosso mundo a justiça não é cega e que para muitos a lei segue o principio de "Dura lex, sede latex" (Fernando Sabino) - A lei é dura, mas pode ceder dependendo da sua conta bancária ou poder politico. Questionar é sempre válido e lutar para mudar uma lei que se considera injusta é muito importante. Mas a decisão da justiça deve ser acatada.

Agora é preciso dar o nome aos bois. O Fluminense não entrou com o processo, não fez a denuncia, mas está se beneficiando da lei. E seu presidente não pode vir a público dizer que o "Fluminense não tem nada a ver com isso" se está participando ativamente do processo tendo um advogado seu atuando como parte interessada para garantir que o regulamento seja cumprido. Assumam pelo menos isso, que eu irei respeita-los.

Não é nada diferente de nossos parlamentares que ganham salários altíssimos e ainda gozam do direito de diversos tipos de auxílio: Terno, Residencial, Combustível. E ainda podem aumentar seu próprio salário anualmente. 


Pergunte quantos deles abrem mão destes benefícios. Que eu não saberia contar mais que cinco (que abrem mão apenas um ou dois destes benefícios - apenas um, declara, abrir mão de quase todos). Mas é a lei, está no papel e deve ser cumprida se a parte interessada achar que cabe.

Quantos brasileiros abririam mão desse direito se lhe fosse dado este direito? Eu te diria que bem poucos. Então, será que os protestos dos demais torcedores que bradam contra o Fluminense tem alguma moral? Seus clubes abririam mão deste beneficio se fossem eles os rebaixados? Eu duvido muito. Mas eu permito que os senhores mintam a vontade para mim e para si mesmos.

Só não me venham querer descontar sua frustração e falsa moral, por não serem beneficiados ou por terem a opinião contrariada pelo tribunal em cima os torcedores tricolores. Pois um dia os senhores terão a sua chance de provar sua honestidade e ética. E duvido muito que passarão no teste, assim como não abririam mão de terem benefícios como nossos políticos. Seu teto é de vidro. Agredir qualquer pessoa somente porque pensa diferente de você é estúpido, imoral e é crime!

Só não me venham então, tricolores posar de moralizadores, e de arautos do cumprimento das leis e da justiça. Vocês sabem que não tem mérito algum em gozarem da permanência na primeira divisão. E isso será lembrado em todos os jogos que seu time disputar. Mas gozar dessa lei que é dura e ao mesmo tempo anti ética e anti meritocrática é seu direito.  Se pudessem não hesitariam a não cumprir, fossem vocês os prejudicados. Façam uso deste direito. Só espero viver para ver o contrário acontecer e ver muitos dos que estão posando de legalistas pedirem um relaxamento nos rigores da lei.

Nem tudo que é direito é moral.

Como eu queria que os senhores, dos dois lados, virassem essa indignação e essa moralidade para o lado de quem realmente está se beneficiando às suas custas desde sempre.



"A ausência da ética deixa um vácuo onde se propaga a onda da corrupçao" - (Antonio Gomes Lacerda)


Para encerrar compartilho essa palavras do meu amigo, quase irmão João Claudio Villa Gomes que é tricolor de coração:

"Fico realmente triste em ver pessoas que acham normal esse papo de tricolor entrar na porrada por vestir a camisa do seu clube, ou achar natural que o Fluminense seja responsavel por todos os podres de um futebol Brasileiro que a historia nos mostra que é muito corrupto. Mas o que me deixa mais triste é ver pessoas achando um processo natural e ate ficar incentivando que tricolores entrem na porrada. Umas das coisas que mais gosto de fazer é usar cada uma das minhas centenas camisas do Flu e vou continuar usando, e ah daquele que se acharem no direito de colocar a mão em mim, vou fazer valer o direito que tenho de me defender de um animal desses!!!" 

E faço um adendo, ele e outros tantos amigos que, assim como minha própria mãe são tricolores. Ai de quem ousar relar um dedo neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)