Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Addicted Games: Diferenças entre Gamers de Consoles e PCs (By: Cl3st1s)

Tem colunista novo no Shogunidades - Fernando Cl3st1s nosso especialista em Games com a sua coluna "Addicted Games". Espero que curtam esse novo nicho do blog.




Olá a todos os leitores, sou novo aqui, me chamem de Fer Cl3st1s. Vim abordar um assunto sobre diferenças no mundo dos jogos, muitos sabem que existem Gamers de Console e de PC e sempre uma guerrinha entre os mesmos, um dizendo que seu dispositivo é melhor que o outro, como por exemplo Gamer de console falando que console e melhor que o PC e o de PC vice versa.

Neste assunto vou abordar as diferenças dos dois por tópicos, lembrando sou Gamer de PC e não de console qualquer questionamento de ambos os lados, estou aberto a discussões.

- 1º Qual o melhor Hardware?
Como muitos sabem um console, ele foi desenvolvido para um único propósito rodar jogos e o PC, ele não foi desenvolvido apenas para jogos ele tem outras funções, como função de estação de trabalho por exemplo.

Muitas pessoas se baseiam por números falando: "O Hardware do PC é mais potente que o do Console".

Isso é um mito apenas, como disse antes os dois tem funções distintas o Hardware em números do console e bem inferior ao do PC se for levar em conta os números, Exemplo a GPU do PS3 como base no exemplo é similar a GPU Geforce 7800 Séries da Nvidia, porém muitos dizem eu tenho uma Geforce GTX 590 ou superior bombada é muito superior a GPU do PS3, Por que não conseguiria emular um jogo de PS3 em meu PC.

Bem OK a GPU do PC é bem superior em quanto a do PS3 tem bem menos de 1 Tflop de potência, a do PC tem 2,5 Tflops de potência.

Caso alguém não saiba o que são Gflops ou Tflops.

Vai um link de uma fonte confiável falando sobre:
http://pt.wikipedia.org/wiki/FLOPS

Mas voltando ao questionamento, ele não conseguiria emular o bendito jogo pois a arquitetura no qual o jogo foi construída é voltado para um Console no qual sua arquitetura é muito diferente da de um PC.

Bem o exemplo clássico para essa situação é, você tem um motorista habilidoso que dirige qualquer tipo de veículo e do lado dele tem um motorista especialista em carro de formula 1.

Vamos supor que o motorista de Formula 1 seja o PS3 e o Motorista habilidoso o PC, você dá um caminhão para cada um e pede para que eles façam uma volta no circuito, claro o motorista habilidoso vai conhecer bem o veículo e conduzir normalmente, já o piloto de carro de formula 1 vai estranhar o veículo e vai ter uma dificuldade em controlar o mesmo.

Agora vamos inverter os papeis, vamos dar um carro de formula 1 para os dois o piloto de fórmula 1 vai dirigir sem problemas o veículo, já o motorista habilidoso, irá dirigir numa velocidade baixa se adaptando aquele veiculo que nunca dirigiu, pois é uma exclusividade de pilotos de formula 1.

É essa situação que o hardware de um PC passa, ao você tentar emular um jogo de console como por exemplo do PS3 além de não ter a arquitetura adequada, ele terá que usar as instruções conhecidas pelo processador para se adaptar ao jogo.

Assim causando lentidões ao rodar o mesmo ou as vezes nem rodar o jogo.

Então não existe este hardware é melhor que este.

Obs: Conforme o hardware do PC evoluindo, quem sabe daqui a uns 3 a 5 anos, o PC possa ter instruções o suficientes para rodar um jogo de PS3 ou PS4.

- 2º Por que os jogos de mesmo título, são levemente diferentes no gráfico tanto no PC como entre os próprios consoles?

Essa é outra pergunta que fazem, o tópico anterior responde parte da pergunta não depende só do Hardware mas a arquitetura no qual o jogo foi construída, as desenvolvedoras de jogos adaptam seu título de acordo com as arquiteturas dos consoles e chips gráficos desenvolvidos.

Bem o exemplo clássico e mais atual o Battlefield 4 para PC, PS4 e Xbox One

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=QEcF931BcYg ( Aconselho ver em HD para ver as diferenças. )

Minha opinião sobre: Não vejo diferenças grandes de gráfico entre todos os dispositivos mostrados, muitos ficam procurando falhas entre os títulos iguais em cada dispositivo para fazer guerrinha "o meu é melhor que o seu".

Não é bem assim, o jogo é desenvolvido de acordo com o limite do mesmo.

Exemplo o mesmo jogo para PS3 e PS4 vejam as diferenças.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=_QkV4qtEgig

O título é o mesmo a diferença e a adaptação para cada console, aproveitando o máximo daquele Hardware e arquitetura.

Não adianta ter um PC fraco e tentar rodar, um jogo que requer algo que está além do que seu PC tem a oferecer.

- Extra: Então por quê as produtoras fazem um título para um PS3 que vai sair de linha com o PS4 no mercado?, assim poderiam desenvolver os mesmos títulos para PCs mais fracos.

Bem é uma pergunta que com certeza alguns fariam, a resposta é mais que óbvio o PS3 tem muitos usuários mais que o próprio PS4 ninguém tem dinheiro atualmente para comprar um PS4 preferindo comprar um PS3 até mesmo no exterior com muitos países em "crise".

No caso do PC, a questão já é diferente o pensamento das produtoras é o seguinte para adaptar as arquiteturas dos jogos demanda pessoal e tempo, por isso eles criam aquilo que eles chamam de "requerimentos do sistema".

Pois vamos supor que eles desenvolvam um jogo que necessite de DirectX11, para eles não é lucro desenvolver um jogo com base em uma plataforma mais antiga como por exemplo DirectX 8.1 ou 9.0 em configurações antigas de hardware.

Pois o público pelo mais estranho que pareça será tão pequeno, que a venda dos títulos não pagaria a mão de obra dos desenvolvedores. Os verdadeiros Gamers de PC com uma tecnologia de Hardware mais antiga deve ter no mínimo um hardware que suporta instruções baseadas ou compatíveis com DirectX 10.

Bem espero, ter tirado a dúvida de muitos com o levantamento destas questões, eu não estou do lado dos jogadores que usam Consoles nem dos jogadores de PC, nenhum é melhor que o outro.

Apenas falei as diferenças de cada um, Muitos preferem o PC também pela facilidade de upgrade, e outros o console pela praticidade e custo inferior que um PC de alto desempenho.

Espero que tenham gostado de minha analise sobre os dois grupos.

Qualquer sugestão para um próximo post, por favor comentem que abordarei sobre o assunto no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)