Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Bonded By Books: Estimulando a Leitura com Troca de Livros.

Saudações, meus caros!

Estou aqui, com esse texto, iniciando as atividades na coluna Bonded By Books, do Shogunidades, esse grande blog que tem como algumas vertentes, a liberdade de expressão e o incentivo a tomarmos iniciativa em prol da melhoria de nossa qualidade de vida geral, em sociedade. Então, por que não começarmos agregando novos valores ao camarote dos conhecimentos literários?

Uma vez li uma frase que dizia algo como “Os melhores livros são aqueles que levam o leitor para outros livros, e para muito além”. Concordo com essa frase, pois vejo todos os homens como seres curiosos por natureza, e, como tais, ao ler um livro interessante, procuram outros livros dos quais vários ramos de conhecimento são derivados. Claro que me refiro a parcela da população que lê e gosta disso.

Favorecendo esse sentimento e a possibilidade de renovar nossa estante, trago aqui uma indicação de um site que favorece muito essa renovação. Trata-se do site Livralivro.

Esse site se resume, simplesmente, a um site de troca de livros. Mas como funciona?

Todos temos em casa livros que não queremos ler mais, seja por que não gostamos ou por que já lemos, e não temos vontade de ler novamente ou guardar. Para que deixarmos esses livros alimentando as traças, largados em algum canto esquecido? Pois então, esses mesmos livros, podem agradar e servir de maneira útil para outras pessoas que os querem ler. Em contrapartida, também conseguimos adquirir novos livros para expandirmos nosso conhecimento.

Funciona da seguinte forma:

Primeiramente, você precisa fazer o cadastro no site, que funciona, de certa forma, semelhante a uma rede social. O site, inclusive, aceita o login e senha do Facebook.

Após o cadastro ter sido efetuado, o usuário deverá fazer duas listas: a referente aos livros procurados e a referente aos livros disponíveis.

Basta procurar no site os livros que você tem, e que deseja trocar, e selecionar a opção “Tenho para trocar”. Esses livros farão parte da sua lista de livros disponíveis e outras pessoas poderão requisitá-lo. Quanto mais livros você tiver disponíveis, maiores serão as chances de alguém requisitar. Podem ser incluídos livros didáticos e importados também.

Quando alguém faz a requisição de um livro seu, você deverá enviar o livro para o endereço cadastrado pela pessoa, arcando somente com os custos do frete. Após o livro chegar ao seu destino, o site disponibilizará 1 (um) ponto em sua conta. E com esse ponto, você poderá pedir um livro disponível de qualquer pessoa do site. Depois é só aguardar o livro chegar em sua casa.

A idéia é simples e inteligente, fomentando o hábito de leitura em nosso povo, que é tão carente dele, por vários motivos.

Sou membro da rede Livralivro há uns dois meses e já fiz umas 4 ou 5 trocas. O processo, às vezes pode se mostrar um pouco demorado, isso por que o site estipula datas limites pra pessoa aceitar a troca e enviar o livro, de maneira a dar uma certa flexibilidade de tempo para todos.

Enfim, acho ideal para quem tem muitos livros parados e deseja novos livros pra ler, sem ter que gastar muito dinheiro em livrarias.

Recomendo muito a leitura das normas e regulamento do site, pois ele é bem rigoroso com relação ao estado físico dos livros, o que deve ser muito bem esclarecido para todos os usuários, pois não são permitidos livros muito velhos, rasgados, rabiscados, etc. Claro que pequenas intempéries, que não prejudiquem a leitura, são aceitas; contanto que elas sejam comunicadas a quem irá receber o livro.

Segue aqui um vídeo que explica os primeiros passos para trocar seus livros.


Qualquer dúvida, estamos aí!


Fontes e perfis do Livralivro nas redes sociais:

Site Livralivro
Blog Livralivro
Página do Facebook
Perfil do Twitter

Crédito da primeira imagem do post: TipThePlanet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)