Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Letreiro Digital: O MITO DO GOVERNO GRÁTIS – UMA SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DO PAÍS

Por Kajotha Medeiros,

Estamos no apagar da luzes de 2014. Essa coluna, por exemplo está sendo escrita no fim do feriado do Natal e quando, você leitor amigo, estiver lendo estas mal traçadas linhas, provavelmente estaremos celebrando 2015 ou perto disso, E esse período é sempre destinado a reflexões, resoluções para o ano que virá e inventário dos erros e acertos para entrarmos de forma positiva no ano que virá. Bem, dentre minhas avaliações, não poderia ficar de fora questões políticas (assunto que me interessa bastante), portanto, fechei o ano com uma leitura que faz um balanço do país e do que podemos esperar ou reivindicar para, não só 2015, como os próximos anos que virão. Essa é a dica da semana: O Mito do Governo Grátis.


O autor do livro, Paulo Rabello de Castro, é doutor em economia pela Universidade de Chicago e nome respeitado aqui no país. Sua obra traz, de maneira clara e simples, como funciona um governo assistencialista – ou como ele chama, governo grátis – e de que forma o cidadão comum pode se proteger e fazer com que isso pare de acontecer em seu país.


O Mito do Governo Grátis

Com um texto envolvente e de fácil compreensão até mesmo para quem nunca estudou economia na vida (o meu caso, por exemplo) vamos percebendo como aqui no Brasil caímos nesse armadilha, além de mostrar exemplos de outros países de vários continentes que adotam ou adotaram essa prática. E isso é um dos pontos positivos do livro. Paulo não se prende só ao país e acusa suas falhas, o autor apresenta exemplos de países com culturas histórias diferentes mas que caíram na mesma armadilha estatal.

Da mesma forma que mostra os erros de outras nações, o economista tem o cuidado de mostrar os acertos de outros povos que em algum momento de sua trajetória se deixou levar pelo assitencialismo perdulário, porém soube virar o jogo e recuperar as finanças de suas terras trazendo avanços econômicos e sociais. É interessante isso porque mostra que é possível reverter uma situação adversa por mais que a economia de um lugar esteja desarrumada.

Percebam que a obra é divida, primeiro explica o que é governo grátis, depois como o Brasil se enquadra nesse perfil. Depois apresenta países com a mesma postura e outros que resolveram o problema. Ou seja, ele mostra o quadro completo trazendo o problema e possíveis soluções. No fim, ele ilustra uma série de medidas simples que poderiam de uma maneira eficiente nos livraria desse mal que atrapalha tanto o avanço e a melhora de vida dos brasileiro.

E essa é a minha dica para essa virada de ano. Um livro esclarecedor, que vai levar você a refletir sobre seu papel como cidadão e, principalmente, qual deverá ser sua reivindicadão por um brasil mais justo e avançado. Ajudará até mesmo a rever seus ideais políticos e sociais. Desejo a todos os leitores dessa coluna boas festas, um ano de 2015 repleto de alegria, sucesso e realizações e muita leitura para todos.

Um abraço.


Publicado originalmente: http://vistolivre.xpg.uol.com.br/2014/12/o-mito-governo-gratis-uma-solucao-para-os-problemas-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)