Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Formato patético do Metro-Rio é um convite ao transtorno e caos


Essa é mais uma tecla antiga que trato no Shogunidades, e é oportuno voltarmos a falar dela. A página Metro que o Rio precisa mostrou como o "formato em tripa" do Metro Carioca, o único no mundo que terá 4 linhas que andam na mesma direção é um convite ao caos para a vida daqueles que dependem dele.

Devido ao formato inédito que o metrô do Rio de Janeiro possui, qualquer problema em qualquer trecho da tripa, causa reflexos em todo o sistema metroviário. Se um trem enguiça na Gloria, o passageiro lá da Pavuna vai sentir os reflexos.

Em São Paulo, por exemplo, se um trem enguiçar em uma estação da Linha 1, as linhas 2,3,4,5,7,8,9,10,11 e 12 continuam funcionando normalmente. No Rio, se um trem parar, o sistema todo trava... e pior, a concessionaria não informa nada, não da satisfação, não tem plano de emergência, não tem medidas mitigatórias, os passageiros ficam "a ver navios". Ontem ocorreu um mal funcionamento de trem próximo a estação Gloria e hoje pela manhã um problema num trem na estação Inhaúma. Abaixo podemos ver que esse problema de dependência das linhas continuará, pois na realidade o sistema não passa de um grande linhão. Estão agora esticando a Linha com a junção da Linha 1 com a Linha 4. Em 2009 uniram a Linha 2 na Linha 1.

Os ridículos 42,4 Km de metrô que temos hoje são:

Linha 1- (Gen. Osório - Uruguai) - 17,4 Km

Linha 2 (Estacio - Pavuna) - 22 Km

Ligação 1A(S.Cristóvão-Central) - 3Km

Com a ligação para a Barra, em 2016 teremos mais 12,8Km anexados aos 42,4Km (Seriam 16Km, mas a ligação para a Gávea não será feita em 2016, já que a obra esta parada e até agora sem nenhuma nota oficial do governo).

O metrô será uma linha única de 55,2Km. Algo realmente inédito Três linhas que na verdade são uma a continuação da outra.

Abaixo no mapa, vemos o tamanho da região metropolitana do Rio e o metrô (em amarelo, o que temos hoje [42,4Km] e em vermelho o trecho a ser inaugurado em 2016). Toda a região metropolitana possui cerca de 12 milhões de habitantes e a rede de transportes metropolitanos (metrô, trem e barcas) transportam apenas 1,6 milhão de passageiros/dia.

[Fonte: Metro que o Rio precisa]


Mais sobre:

21 de julho de 2012
Veja como eram os projetos Originais do Metro Rio e como o Governo Cabral o retalhou http://shogunidades.blogspot.com.br/2012/07/projetos-originais-do-metro-rio.html

28 de abril de 2011
Rio já admite que obras do metrô não chegarão à Gávea até 2016
http://shogunidades.blogspot.com.br/2011/04/rio-ja-admite-que-obras-do-metro-nao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)