Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

A ONU virou um clubinho de adolescentes?




Ridículo!! ONU lança um vídeo propagandístico que mais parece um trabalho escolar feito por crianças da 4ª série

É realmente incrível e de dar asco para qualquer pessoa minimamente inteligente a atitude da ONU. A primeira pergunta que deve ser feita é: o que a ONU pretende alcançar com este vídeo? Ou: o que eles realmente têm feito a fim de alcançar estes objetivos?

Nada disso é sequer mencionado. Estivesse a ONU fazendo um bom serviço mundo afora e sendo difamada, talvez tal vídeo fizesse algum sentido. Só que não!! A ONU é uma das organizações mundiais mais privilegiadas do mundo: consegue gozar de grande aprovação ou prestígio mesmo sem jamais precisar apresentar realizações concretas. Quando se tem tal nível de credibilidade, não se justifica qualquer gasto com propaganda.

Note que o vídeo todo não passa de um grande "wishful thinking", isto é, a ideia de achar que basta desejar fortemente alguma coisa que esta coisa se realizará. Mas desejar é algo que até mesmo uma criança no pré-primário pode fazer. Ou será que eles encontraram uma lâmpada de Aladdin e estão discutindo o que fazer com ela? Mas, se fosse o caso, não seria mais lógico simplesmente pedir o que querem? Ou precisam da sanção do resto do mundo para pedir o fim da pobreza e da violência?

Nestas horas, lembro-me do Pondé, quando ele diz que a virtude é silenciosa. Se o verdadeiro objetivo da ONU fosse melhorar a condição de vida das pessoas, não estaria aí alardeando intenções, mas sim demonstrando resultados. De fato, mesmo nessa situação só se justificaria tal propaganda caso houvessem ameaças à dissolução da mesma. Fosse a ONU uma organização realmente humanitária, estaria por aí fazendo o que deve ser feito, e não agindo feito crianças brigando por atenção, onde levar os créditos é mais importante do que um trabalho bem feito. Quer uma prova? Salvo casos acompanhados de pedidos de doação, quantas propagandas de organizações filantrópicas e humanitárias você tem visto por aí?

Ou talvez eu tenha entendido errado. Talvez a intenção deles não seja realmente melhorar o mundo, mas sim criar um grupo de pessoas que se sentem especiais, como anjos lutando contra tudo o que há de errado no mundo. Ah, agora faz todo o sentido.

Para quem tiver um mínimo de bom senso e for capaz de enxergar além das aparências, este vídeo é mais do que revelador sobre o que a ONU realmente se tornou: uma gigantesca sessão de terapia de auto-ajuda para crianças mimadas que têm problemas de autoestima e querem algum motivo para se sentirem especiais.

O vídeo em questão pode ser visto neste link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)