Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 31 de maio de 2009

Relações descafeinadas.


Sempre ouvi uma sentença a qual nunca concordei. "Amizade é como café, uma vez frio nunca volta o sabor original...". Esses dias eu notei a veracidade desta frase. Por incrível que pareça eu percebi isso ao beber um café que requentei enquanto eu pensava numa relação "que se esfriou". Senti um desgosto ao beber uma caneca de café que de tão ruim me fez lembrar e entender o que aconteceu. Talvez eu não concordasse porque sempre soube requentar cafés que me agradassem. Devo ter desaprendido. Sim, às vezes eu levo analogias ao pé da letra.

Para quem é apreciador de um bom café, qual é o prazer? Talvez o sabor ou a sensação de ficar ligadão que a cafeína proporciona. Depende do gosto do cliente. O que mais apreciamos em um relacionamento seja ele qual for? creio que antes de tudo ele deveria proporcionar satisfação e ter um sabor comparável, guardadas as proporções, que uma boa caneca de café nos traz. Isso pode ser comparado também a outros prazeres, como um vinho para quem aprecia um vinho ou uma carne etc...

Então depois desse dissabor eu resolvi fazer um café descafeinado, que tenho aqui por indicações médicas já que andei tendo crises de gastrite rs.

Foi então que pensei durante um dos meus delírios e insights no seguinte. Por que não vivenciar relações mais descafeinadas? Parecem ser mais saudáveis. Já requentei quando chegava em casa garrafas de café descafeinado. Por mero pão-durismo, (tá caro) e o gosto sempre me agradou, eu gosto de café descafeinado, é suave e não me ataca o estômago.

Enfim, por que perder tempo requentando um café? Quando você simplesmente pode ter uma boa caneca de café descafeinado, que mesmo ao esfriar se você o requentar vai ter o mesmo gosto? Claro isso funciona para mim. Talvez você deteste café descafeinado. Essa analogia estúpida pode não te servir, isso se você se prender no exemplo do café. Mas se você for na raiz da questão: Por que perdemos tempo tentando requentar algo quando simplesmente podemos guardar na memória aquele sabor, e ir tomar outro café? Me perdoem a falta de humildade, de noção e de bom senso mas, é uma constatação genial!

Esfriou o café, passe outro. Ou prove o café descafeinado; ele é suave, não te ataca o estomago, não te deixa ligado e sem sono. Parem pra pensar como uma analogia. Algo que pode estropiar seu estomago e causa falta de sono faz bem?

Eu agora sou militante das relações descafeinadas talvez não tenham o sabor de um café puro, mas são mais saudáveis. Experimente se elas funcionam depois de requentadas. Para mim parece funcionar bem.

3 comentários:

  1. Vou experimentar já, rapaz!

    O café...

    E, principalmente, as relações descafeinadas!

    Logo te falo dos resultados... rs.

    Parabéns, excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha quase certeza que postei aqui já...

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)