Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

St Pauli: O time Rock'n Roll

Esse é um texto de uma coluna que recém iniciei no Blog da Fla Metal. Resolvi postar aqui pois achei que tem a ver com essa salada na qual transformei o Lost and Not Found. Fala de duas paixões minhas Futebol e Rock 'n' Roll.


Alguem já ouviu falar de um clube chamado St Pauli?

Ele é o primo pobre do tradicional Hamburgo. Oriundo de Sankt Pauli, bairro da cidade de Hamburgo situado no distrito municipal de Hamburg-Mitte. É um clube que sempre sofreu a fama, justificada, de time io-io, subindo e descendo. Atualmente encontra-se na Bundesliga 2 o equivalente a nossa segundona. mas possivelmente com estádios melhores. Ano passado esteve na primeira divisão, mas não conseguiu permanecer entre os grandes da Alemanha.

Desde os anos 80 o clube passou a ganhar uma cara mais cult e ganhou adeptos da cena underground local. Localizado perto do Reeperbahn, que é o centro da vida noturna e, porque não dizer, da zona do baixo meretrício em Hamburgo, graças a isso o clube passou a ser adotado pela galera alternativa. O St. Pauli foi o primeiro clube alemão a se posicionar oficialmente contra os extremistas nacionalistas e ao neo nazismo.

Mais do que sua história e seu futebol o motivo pelo qual estou falando deste clube deve-se à festa de sua torcida conhecidos como os Piratas. Tem uma média de público bem modesta para os padrões europeus, pouco mais 20 mil pagantes, o suficiente para lotar o seu estádio Millenrtor, e de fazer inveja a muito clube do Brasil.

Os piratas costumam entrar em campo ao som de "Hells Bells" do AC DC (é de arrepiar aliás) e sua torcida comemora os gols cantando Song 2 do Blur. Seu hino a já conhecida "You'll never walk Alone" também entoada pelos torcedores do Liverpool e Celtic.

Quantos clubes no mundo, me digam, já foram anfitriões da Copa Fifi (Federação Internacional de Futebol Independente), o mais alternativo campeonato de futebol do mundo? Pois é, amigo! Em 2006, a “República de St. Pauli” foi sede da competição que contou com as participações do Chipre do Norte, Gibraltar, Groenlândia, Tibet e Zanzibar, todos países não-existentes e não-filiados à Fifa. O Chipre do Norte foi campeão, e o time da casa foi quarto colocado.

Outra maluquice muito engraçada do time: eles se consideram campeões mundiais de clubes de 2001, já que bateram o campeão “oficial” (o Bayern de Munique, que levou o título em Yokohama sobre o Boca Juniors) no encontro das equipes pela temporada 2001/2002. O jogo aconteceu pouco depois da conquista do time bávaro no Japão.

Pra fechar mais uma história. Depois de acabar na lanterninha da Bundesliga na temporada 2001/02, o St. Pauli acabou rebaixado e passou por uma grave crise financeira. Os amigos famosos apareceram - a banda punk Bad Religion disputou uma partida de futebol beneficente contra o terceiro time do St. Pauli.

De bonus uns videos da festa da torcida do St Pauli.



Um comentário:

  1. Adoreeeeeeeeeeeeeei esse time, e nem comento a proximidade com o SPFC, ohohoho

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)