Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Kleryston Negreiros: Você sabe a diferença entre moralismo e senso moral?



Você sabe a diferença entre moralismo e senso moral?

A pessoa quando reconhece que indivíduos são dotados de capacidade de escolha e tem consciências positivas ou negativas decorrentes delas, isso é ter senso moral.

Essa pessoa não julga o outro a partir das suas escolhas e valores, sabe que essa pessoa não praticando nenhum mal a outro semelhante tem o direito de conduzir sua vida até mesmo sendo autodestrutiva. Ele pode aconselhar, mostrar outro caminho, mas nunca interferir. Isso é senso moral.

O senso moral é algo interno que nos freia. Faz com que sigamos normas de condutas aceitas como corretas e éticas em qualquer credo ou nação. Ele age corretamente e sem julgar, respeitando as liberdades por saber que, se violar o princípio de não agressão ou qualquer ato moralmente reprovável, como matar, roubar ou trapacear, será punido e terá que arcar com as consequências decorrentes.

O moralista é diferente. Ele enxerga o mundo como ele acha que deva ser. Ele exige que todos se comportem como ele acha certo, mesmo que ele não o faça. Ele julga e condena a partir de suas convicções desrespeitando ou desconsiderando as escolhas do outro.

O moralismo é algo externo. Enquanto este exibe sua virtude desviando a atenção de seus vícios apontando as escolhas que julga errado no outro. O senso moral é algo interno. Quem o possui usa os vicíos alheios não para apontar ou criminalizar, ele tem a percepção que em algum momento a escolha errada do outro vai lhe causar algum dano. Ele usa na verdade esse como lição para si para não incorrer no erro e busca sempre uma autocrítica e não uma crítica ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)