Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Kleryston Negreiros: Roqueiros e músicos do Brasil desconhecem a história de sua musica




A ideia básica do movimento punk, quando surgiu em NY no início dos anos de 1970 era "do it yourself". Traduzindo: faça você mesmo. Na verdade não era algo pensado e sim uma postura de uma geração entediada e que se via distante de seus ídolos no rock. Percebiam o distanciamento com a imprensa e não conseguiam espaço no mainstream pra fazer sua arte.

Eram caras comuns, do subúrbio, que trabalhavam e na maioria das vezes não podiam pagar um curso de música na Juliard ou entrar pra Rolling Stone. Então adotaram uma postura. Começaram a produzir os próprios fanzines, os próprios shows e peças, fazer saraus e financiar os próprios livros, fazer a própria música dentro do que cada um podia ou queria. Isso revolucionou o rock em particular e a música em geral. Eles exerceram seu direito individual de vencer por seus próprios méritos. Adotaram valores que hostilizavam o Estado, o status quo e quando tentaram associá-los ao comunismo (no caso do New York Dolls), estes oportunistas eram rechaçados.

E por que falo isso? Pra essa molecada que coloca uma blusa dos Ramones na cara pra protestar no meio de black blocks. Pra moleques que usam uma camisa do Ratos de Porão e se acham os "militantes revolucionários", os "filhos da revolução, burgueses sem religião". Cantam que 'País é esse?' como hino de batalha.

Crianças, façam o dever de casa. Estudem o gênero que curtem. Aqui no Brasil, devido a época em que chegou o punk, foi associado aos conflitos de classe do ABC, punk foi associado como de esquerda, mas nessa época, quem não apoiava os militares era automaticamente de esquerda. Hoje isso não tem sentido.

Portanto, jovens, antes de pagarem pau pra idiotas como os do Dead Fish ou o Teco Seropédica, conheçam a história do punk em particular e do rock em geral e verão que a postura destes sempre foram liberais/libertárias, contra o Estado interventor, contra vitimismos e mimimis e defendendo a autonomia de criar os próprios caminhos de maneira livre e individual.

[Nota do Blog] Defensores da esquerda parecem ignorar também que na União Soviética e no Leste Europeu não havia uma proibição oficial mas o gênero era mal visto pelo estado. Bandas locais eram permitidas, mas tinham de passar por censores. Discos de bandas estrangeiras simplesmente não eram lançados, mas o mercado negro proliferava.

Na Hungria viu surgirem bandas cultuadas como Omega e Illes, enquanto a Tchecoslováquia ficou famosa pela Plastic People of the Universe que se tornou ícone na luta contra a ocupação Soviética.

Na China, o veto ao rock fez parte da Revolução Cultural (66-69). Entre os países islâmicos, a Indonésia proibiu o rock durante três décadas (60-90) e o Paquistão entre os 77 e 88. No Afeganistão sob o talibã, qualquer tipo de música, exceto seus cânticos devocionais, foi proscrito entre 94 e 2001.

Che Guevara, ícone mór dessa gente teve como a primeira de suas ordens oficiais, ao tomar a cidade de Santa Clara, banir a bebida, o jogo e os bailes de rock como "frivolidades burguesas"? O próprio neto de Che, Canek Sánchez Guevara, não escapou da perseguição. O guitarrista sofreu nas garras do regime policialesco que seu avô ajudou a criar, e preferiu fugir de Cuba. O Heavy metal, dado a extremismo, é ainda mais rechaçado em países islâmicos como o Irã; onde artistas do gênero são expulsos de seu país.

Direita e esquerda, já tiveram, ou ainda tem, problemas com o rock; por seu DNA contestador e transgressor. De fato o único sistema em que o Rock se identifica é o Anarquismo, talvez o Libertarismo também se adaptasse perfeitamente. Metade dos Ramones eram conservadores assim como hoje são Dave Mustaine e Ted Nugent. Você não os vê segregando seu público conforme a orientação politica.

Aos fãs de Rock comunistas e socialistas sugiro que façam "Rock Socialista", sem Rock. Pois rock é coisa de Yankee imperialista. Ou continuem ignorando este fato e sejam felizes com sua total incoerência.[NT]


Mais sobre: "Che Guevara não gostava de rock" - Relatos históricos sobre a proibição e Censura ao rock: PT 2
http://shogunidades.blogspot.com.br/2011/08/che-guevara-nao-gostava-de-rock-relatos.html

Relatos históricos sobre a proibição e Censura do rock: Parte 1
 http://shogunidades.blogspot.com.br/2011/08/rock-proibidao-relatos-historicos-sobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)