Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Manifesto contra a padronização dos ônibus do Rio


O Manifesto contra a uniformização visual dos ônibus do Rio de Janeiro conta com o apoio incondicional deste blog.

A uniformização visual, além de fazer parte de uma lógica administrativa baseada na concentração de poderes da Secretaria de Transportes, irá prejudicar seriamente os passageiros, que, com muita frequência, poderão embarcar em ônibus errados, perdendo muito tempo, ou mesmo dinheiro, uma vez que o Bilhete Único conta com limite de horário nas viagens em mais de um ônibus.

Consideramos inútil qualquer campanha de esclarecimento, uma vez que o visual padronizado, de qualquer maneira, irá confundir os passageiros, principalmente idosos, gestantes e deficientes físicos, sem falar da maioria da população pobre, sobretudo de cidades vizinhas ao Rio de Janeiro, que se utilizam dos ônibus municipais da capital fluminense.

Além do mais, muitos passageiros não terão tempo nem paciência para memorizar o esquema da padronização visual, o que representará sérios danos aos passageiros, provando que o esquema é impopular e, tendo sido feito à revelia da população, é TOTALMENTE CONTRÁRIO ao interesse público.
O Rio de Janeiro é internacionalmente famoso por sua diversidade visual nos ônibus, acabar com ela é acabar com um dos grandes atrativos turísticos da cidade, além de eliminar tanto o útil quanto o agradável no sistema de transporte coletivo.

Por isso, a uniformização visual dos ônibus irá causar impacto negativo até mesmo nas autoridades estrangeiras e nos turistas, e estes correrão também o risco de embarcar em ônibus errados, o que pode influir negativamente na imagem da Cidade Maravilhosa no exterior.

Assine aqui

Fonte: O Kylocyclo

4 comentários:

  1. Que absurdo isso. Querer padronizar o visual dos ônibus. Com certeza vai confundir muita gente se isso for feito. Do jeio que está tanta gente já se confunde, imagina tudo "igual".

    Deveriam aproveitar o tempo que gastam se preocupando em padronizar o visual dos ônibus com coisas mais importantes.

    ResponderExcluir
  2. isto e uma desgraça o que estão fazendo com nois que precisamos dos transportes urbanos, isto e porque eles não precisa.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o fato das diversidades visuais nos ônibus cariocas ser um marco cultural internacionalmente retratado em filmes e documentários, mas em São Paulo isso ajuda muito, principalmente por ser também uma cidade com grande concentração turística e muitos passageiros que não são daqui.

    Cada cor significa uma região da cidade que o itinerário atende, portanto mesmo que não saiba qual é a linha que precisa pegar, se entender a região já fica mais simples chegar no lugar que precisa.

    Como tudo na vida tem o lado bom e o ruim, vale refletir neste ponto também para que os cariocas tomem a melhor decisão.

    ResponderExcluir
  4. Essa barbárie urbana nos ônibus cariocas foi defendida por um grupo de partidários desse energúmeno sr. Eduardo Paes. Pudera! Eles não têm nem sanidade mental nem bom senso com relação à vontade do povo. Fazem e pronto! Lamento que esse bossal tenha meu nome e seja prefeito da minha cidade. Pior é que a previsão para as próximas eleições é mais macabra ainda......culpa da massa burra que s deixa enganar, apóia e vota nesses imbecis....Como dizia Renato Russo: "Que país é esse?" (completem aí...)

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)