Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Heavy Metal lidera revolução anti-fundamentalista no Irã e no Iraque


Mulheres passaram a ver no estilo forma de lutar contra o machismo e a falta de liberdade
Fonte: História, Música e Sociedade
Em inglês: marzeporgohar.org

Você sabia que o heavy metal vem liderando revoluções comportamentais no Irã e no Iraque ? O estilo passou a ser a forma mais eficaz e popular de protesto de milhares de jovens inconformados com a dura legislação daqueles países, que impede a liberdade de expressão, o acesso livre à internet, o direito das mulheres e até o direito dos jovens de comprarem CDs de rock e se vestirem como rockeiros.

A revolução barulhenta das guitarras já causou vítimas. Duas bandas já foram expulsas do Iraque e uma do Irá por mensagens consideradas ofensivas contra o Corão e por pregarem contra as leis vigentes. Uma das bandas exilou-se na Turquia, as outras duas na Alemanha. Uma quarta banda foi detida enquanto fugia dos ataques de radicais islâmicos contra locais em que se realizavam shows. Seus membros tentavam entrar ilegalmente na Turquia, de onde pretendiam posteriormente fugir para a Inglaterra.
Foto: Deathriders, uma das mais conhecidas bandas iranianas
Segundo um sociólogo especializado em mundo árabe e oriente médio, o heavy metal se espalha como praga pela região, causando uma revolução nos costumes dos jovens pobres e de classe média que talvez demorasse séculos para ocorrer. Na Arábia Saudita, no Egito, no Kwait e até no Afeganistão a música pesada se espalhou e é vista como um grande perigo pelas elites políticas e religiosas mais tradicionais, que fazem o que podem para reprimir shows e manifestações.

Só mais uma demonstração de que o heavy metal nasceu para quebrar barreiras e demolir dógmas. O Heavy metal é o som da libertação e do inconformismo e essa porra ainda vai mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)