Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Desorganização, amadorismo e tumulto provocam adiamento do show do Iron Maiden no Rio

Arena HSBC, totalmente lotada.


Por: Antônio Vargas

Em todos estes anos que eu acompanho e milito no cenário heavy metal, nunca vi tanta bagunça em um show como neste. Esse show serve de prova cabal da total falta de respeito para com o público, que beirou às 25000 pessoas. A produção e organização deste evento mostraram que são subdesenvolvidas.

Vamos aos fatos: abrindo os portões do show com quase uma hora em meia de atraso. Além das filas quilométricas que provocou nas imediações do HSBC Arena, e do tumulto provocado na hora em que abriram os portões; privou o público de assistir um bom show de abertura da banda Shadows Side.

Depois de 40 minutos começa toda a empolgação do público. Iron Maiden começa a sua entrada no palco com o vídeo que faz menção a idéia do Fim do Mundo. Ao iniciar o show com a música título do último cd “The Final Frontier”, a grade que colocaram para separar o público do palco não agüentou e cedeu e quase provocou uma catástrofe. Não sei se houve feridos. A banda continuou executando a música. Bruce Dickinson parou de cantar demonstrando preocupação com que via acontecer com o seu público. Ao finalizarem a parte instrumental, Bruce acalmou o público anunciando que a banda se retiraria do palco e que esperaria que a produção resolvesse o problema em 10 minutos. Passaram-se 30 minutos até que ele volta ao palco falando que a banda que o show estava cancelado e que se apresentaria na segunda feira por conta dos problemas de falta de segurança e estrutura oferecida.

Diante disso senhoras e senhores é que falo com propriedade: infelizmente há muito amadorismo em shows do cenário heavy metal de pequeno, médio e grande porte no Rio de Janeiro. É uma vergonha, uma total alta de respeito que tiveram com o público. Como irão reembolsar a grana dos irmãos headbangers que vieram de outros estados? Vão pagar o transporte destes prejudicados? Vão dar a chance da banda de abertura se reapresentar?
São perguntas que não querem calar!!

(Antonio Vargas é psicólogo e musico atuando no meio underground carioca)

Comentário do Blog: Não é a primeira vez que se cancela no Rio um show por falta de segurança, e isso no que eu considero um curto espaço de tempo (No show do Guns 'n Roses ocorreu o mesmo a estrutura que sustentava o palco poderia ceder e o show foi cancelado). A culpa é da banda que zelou pela segurança de todos; do público carioca, que pagou pelo ingresso mais barato mais de 200 R$?

Acho que não.

Mesmo que alguns (headbangers de verdade ou público modista) tenham se excedido tinham plena razão em protestar.

Vale lembrar que no Rio já houveram vários shows dessa banda sendo um com mais de 200 mil pessoas sem nenhum registro de problemas. Garanto que se fosse em um show de qualquer ídolo brega-popularesco nacional, contaríamos mortos.

Colhi informações preciosas com gente que esteve lá de que os organizadores resolveram mudar o desenho das barricadas faltando 30 minutos para a abertura dos portões além de as grades estarem unidas por prendedores de plástico ao invés de ganchos de metal.

Com a palavra os organizadores do evento, que até o momento se mantém calados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)