Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 27 de março de 2011

Moradores restauram chafariz histórico da Glória atacado por vândalos ano passado


Cansados de esperar por uma atitude da prefeitura. Membros de um grupo de moradores da Glória chamado Conselho Comunitário da Glória (COM-Glória) realizaram hoje um protesto pela conservação do chafariz da Glória, incendiado por vândalos em setembro de 2010.

Banner com mensagem de protesto à prefeitura

O protesto consistiu na reforma do chafariz organizada e realizada pelos próprios moradores.

O chafariz é um monumento histórico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 1938. Na manhã do dia 23 de setembro do ano passado, devido à ação dos vândalos, o monumento foi totalmente pichado e, o mais grave, teve incendiada uma bacia superior junto à parede de argamassa.

Moradores de Rua podem ser responsáveis pelo Vandalismo

Moradores de rua costumam vender objetos doados ou encontrados no lixo durante o dia em frente ao monumento.

O fogo fez com que a argamassa se soltasse do suporte de alvenaria, além de manchar a cartela com as inscrições históricas. A suspeita recai sobre moradores de rua que trabalham durante o dia na Rua da Glória e, à noite, pernoitam no Chafariz.

Na época a prefeitura prometeu iniciar uma licitação para a reforma do chafariz, obra que teria sido orçada em R$ 80 mil e prometida para ser concluída até dezembro de 2010, mas nada foi feito.

Pessoal do COM-Glória restaurando importante monumento histórico da cidade.

O Conselho Comunitário da Glória é composto por dissidentes da associação de moradores da Glória. Gente disposta a não esperar que os empreendimentos do SR Eike Batista realizem milagres e resolvam todos os problemas do Bairro. Falei com os responsáveis pelo ato e eles garantem: Outros atos como este irão acontecer no bairro em outros monumentos vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)