Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween x Dia do Saci. Mais uma bobagem.



Mais dia de debates nas redes sociais dessa vez não se trata da disputa militante, sobre quem é mais babaca a respeito da doença de Lula. ( além de um protesto legitimo que pede que Lula se trate no SUS, já que o considera quase perfeito). Temos o embate: comemorar ou não o Halloween.

Por mais que eu goste do tema da festa, pelo seu lado mais sombrio (O que deve ser uma abominação para os religiosos de plantão). Eu não comemoro o Halloween. Não acho que a data tenha algo a ver com nossa cultura (Embora grande parte de nossas festas sejam de comemorações transplantadas para cá, inclusive o Natal). Só demonstra nosso nível de colonização.

Já fui até simpático ao Movimento MV-Brasil, que estampavam faixas no centro com os dizeres "Halloween é o cacete! Viva a cultura nacional" Porém, eu aprendi a não censurar quem deseja comemorar a data. Cada um sabe de si.

O dia do Saci

Nós estamos vivendo um período muito estranho, onde as pessoas acham que podem nos dizer o que devemos fazer, gostar ou pensar. Com base num "politicamente correto" bem tacanho.
Onde o governo que mal sabe como valorizar o dia do folclore, e um país que o dia do Índio passa batido todos os anos, resolve-se criar no dia de hoje o dia do Saci. Data completamente desnecessária, além de uma tentativa infantil de tirar o foco do dia das bruxas.

(Totalitarismo enrustido de nacionalismo).

Lamento informar que será em vão. A festa americana é sim, bem mais interessante pelos elementos envolvidos. Só criar uma data e forçar goela abaixo do povo não resolve. Ainda mais vindo de um governo que pretende tirar Monteiro Lobato das escolas sob o pretexto de seus textos incutirem racismo. (Afinal proibir é sempre mais fácil e econômico do que orientar e ensinar sobre o contexto da época).

Eu conheci as histórias do Saci, da Mula-sem-cabeça, o curupira (foto ao lado) graças aos contos do Sítio do Pica-Pau amarelo.

Se o governo pretende mesmo estimular nossa cultura, ao invés de se trancar no seu mundinho pseudo-nacionalista, deveríamos internacionalizar nossa cultura; A começar mantendo Monteiro Lobato e preparando seus professores a ensinar às crianças o contexto da época e o porque de algumas ideias não deverem ser aplicadas nos dias de hoje.

Deveríamos apresentar ao mundo nossos mitos e lendas os incorporando à data, que será comemorado, cada vez mais pelos jovens (quer queira ou não o governo) e fazer o dia das bruxas à nossa feição.

Quem desejar comemorar o dia das bruxas que comemore e seja feliz. Talvez eu até vá junto no embalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)