Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sábado, 29 de outubro de 2011

O Câncer de Lula e a pobreza de espírito militante

Shogunidades adverte: Ser babaca também pode causar câncer.

Segundo boletim médico divulgado na manhã deste sábado (29) pelo Hospital Sírio-Libanês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe. Lula terá de fazer tratamento com sessões de quimioterapia. A doença foi constatada após avaliação multidisciplinar, e tem como principais causas o cigarro e a bebida. De acordo com relatos médicos, as chances de cura são “excelentes”.

Fonte: Folha


Câncer é sempre uma doença lamentável, para qualquer pessoa. Mas me intriga o bate-boca que ocorreu o dia todo (e ainda ocorre) no twitter; a respeito do diagnóstico do ex-presidente.

Temos a seguinte situação: Militantes, ou defensores assumidos da direita, literalmente comemorando a doença de Lula. E os militantes de esquerda (mais os do governo) indignados e furiosos com as provocações e piadas.

Alguns 'twiteiros' conhecidos de orientação direitista (oposição). Afirmam que militantes do PT, especificamente, agrediram o ex-governador Mário Covas quando este passava por um doloroso tratamento de câncer. Pelo qual veio a falecer em 2001.

Basicamente a justificativa direitista baseia-se em um "Tu quoque". O que para mim, não justifica, apenas agrava essa guerra suja para ver quem é o mais pobre de espírito, esquerda ou direita.

A oposição está passando dos limites e perdendo a noção.

QUAL É O PROBLEMA DE VOCÊS?

Não tenho como comprovar a afirmação oposicionista. E mesmo que tivesse não justifica o escarnio. Então tenho de dar razão aos esquerdistas. Mas eu gostaria muito de ver como seria o comportamento deles caso a situação fosse inversa. Me resta aguardar um futuro onde um cacique tucano também seja diagnosticado com câncer, para ver a grandeza de espírito militante do PT.

Conhecendo a hipocrisia petista. Eu não duvido que veria um comportamento igual. Só o tempo dirá.

Já sobre Lula, desejo que tenha boa recuperação. E é bem possível que consiga se curar, já que ele, tem todos os recursos para isso. e é logico que os use. Enquanto os brasileiros na sua maioria dependem do SUS, que em uma certa vez Lula disse ser quase perfeito.

Eu defendo a tese de que Lula poderia provar sua afirmação tratando-se em um dos hospitais do SUS. (Teria mais dois mandatos facilmente com isso). Não só ele mas todos os nossos políticos, tratados igual a qualquer brasileiro; sem distinção, sem tratamento especial. Afinal nós já pagamos a esses senhores assistência médica bem diferenciada. Seria justo uso do SUS. Mas é só uma tese.

É óbvio que no caso de Lula isso não se aplica, uma vez que não é mais mandatário. Eu se pudesse não faria. Afinal, ninguém é louco de ir para um açougue tratar de uma doença tão agressiva como é o câncer.

(Nota: embora o tratamento de câncer em hospitais como o INCA no RJ seja muito elogiado).

Que Lula tenha tempo para refletir sobre suas palavras a respeito do SUS, quando sentir as dores de seu tumor. E que antes de se curar, pelo menos ele possa se arrepender pela bravata, pela chacota com milhões de pessoas que dependem do SUS para tentar viver.

E na sua volta a politica, que trabalhe de verdade para que o SUS seja mesmo tão próximo da perfeição.

Sei que meu avô, falecido no Ceará em 2008. Minha tia falecida este ano. E outros tantos entes queridos que ainda lutam contra o cancer não terão a mesma sorte de Lula. Eles não terão um tratamento no Hospital Sírio-Libanês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)