Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Prefeitura do Rio vai ter que explicar reajuste surpresa na tarifa de ônibus

Fonte O Dia.

Rio - O Ministério Público (MP) vai cobrar da Prefeitura do Rio explicações para o reajuste das passagens de ônibus no município acima do índice da inflação. Nesta terça-feira, foi instaurado procedimento preparatório de inquérito civil. O promotor de Justiça Augusto Vianna Lopes, da Tutela de Defesa Consumidor, oficiou a prefeitura para que apresente os estudos técnicos que embasaram o aumento de 10% (de R$ 2,50 para R$ 2,75 na segunda-feira), enquanto inflação foi de 6,3%..

Nesta terça-feira, a Ouvidoria do MP recebeu 25 reclamações de usuários sobre o aumento, que não foi avisado aos passageiros com a antecedência devida. O diretor regional da Associação Nacional do MP do Consumidor, promotor Rodrigo Terra, explica que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, reajustes de serviços essenciais devem ser avisados antes da aplicação da nova tarifa. O anúncio só aconteceu na sexta-feira para passageiros de ônibus comuns e, no caso dos com ar-condicionado, a informação foi divulgada no dia em que começou a cobrança.

“Não prepararam o consumidor para enfrentar esse novo custo. Ônibus, para a maioria das pessoas, é necessidade”, explicou Terra. A Secretaria Municipal de Transportes alega que o contrato das empresas de ônibus não prevê o aviso prévio do reajuste.

“A prefeitura tem dez dias para responder a nosso ofício. É o segundo aumento da passagem em um ano. Só que eles mantiveram o mesmo índice de reajuste usado da última vez, quando o cálculo foi feito considerando o prazo de um ano”, disse Vianna Lopes.

Comentário: Espero que não só fique nos esclarecimentos e que se tomem providências. De preferência revogando o aumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)