Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sábado, 2 de junho de 2012

Recomendação Musical: Diablo Swing Orchestra D:S:O


A recomendação musical desta vez promete ser a mais insana já publicada neste Blog. Estamos falando da Banda Sueca "Diablo Swing Orchestra". 

A banda tem o Metal como base, observado em quase todas as composições, a exceção de “D'angelo”, marcada pelo violão flamenco. Sua originalidade está na mistura de estilos, a exemplo de “Balrog Boogie” com forte influência do Jazz; “Pink Noise Waltz” com influência de Blues; e “Poetic Pitbull Revolutions” com elementos burlescos e “western”, tais como o violão e grilos cantando. Daniel Håkansson diz preferir classificar de “riot-opera” como a melhor definição para as músicas, que segundo ele captura o sentimento da D:S:O.




O diz possuir uma história que data desde 1501. A história e obviamente fictícia, mas muito provocadora. Se aproveitando da Lenda da Orquestra dos Demônios. E se é provocadora, nós gostamos

História

"A Diablo Swing Orchestra data de antes de 1501, na Suécia, onde a história narra episódios de uma orquestra que tocava como nenhuma outra. Com música tão sedutora e divina que atraiu públicos de todo o país, e pessoas de todas as classes sociais os colocaram em seus corações.

Suas apresentações rapidamente ganharam a reputação de serem selvagens e fortes garantindo-lhes uma multidão de seguidores. Durante a última metade do século XV a crítica contra a o governo ditatorial da Igreja (Protestante) foi intensificada. Doanativos e locações tornaram a igreja extremamente rica, e enquanto o dinheiro era meramente usado para aumentar seu poder o descontentamento das pessoas crescia. Para muitas pessoas a orquestra apresentou-lhes uma nova visão das coisas e um novo jeito de lidar com o dia-a-dia.

A Igreja testemunhando o quanto sua influência sobre as pessoas caiu começou a difamar a orquestra como traiçoeira, dizendo que suas intenções eram qualquer coisa menos corretas.O extensivo uso de intervalos ´tritonus´* em suas músicas e seus estilos de vida excessivos eram fatos não bem encarados. Durante os serviços da Igreja, padres difamaram a música dizendo que era um insulto ao próprio Cristo. Entretanto, essa tentaiva de reduzir a popularidade da orquestra falhou, a Igreja começou a tomar medidas desesperadas para tentar retomar seu antigo poder.

A orquestra dos Demônios se tornou o slogan usado e os mebros foram acusados de ser muita coisa, desde cultuadores do demônio ao nascimento do Satanás. Esse slogan pegou e acabou se tornando o nome popular da orquestra. Quando as tentativas se tornaram inúteis a Igreja fracassada acusou os membros da orsquestra de assassinato e uma caça sem piedade começou. Nos próximos 2 anos a orquestra levou a vida de foras-da-lei e foi forçada a se apresentar em celeiros e alpendres, onde apenas um número de pessoas extremamente limitado tinham permissão de entrar. Por sorte, pessoas generosas providenciaram à eles comida e um lugar para dormir. Tentando capturar a orquestra, a Igreja ofereceu uma recompensa para quem providenciasse informações que levariam à sua captura. A recompensa era tão alta que a orquestra, cansada e aborrecida de viver como fugitiva, decidiu que tudo tinha chegado ao fim.
Eles sabiam que cedo ou tarde alguém revelaria seus esconderijos e decidiram se retirar com estilo. Mas antes de se separarem, eles fizeram um pacto dizendo que seus descendentes teriam a missão de reunir a orquestra em 500 anos e continuar seu trabalho de espalhar músicas atormentadoras ("provocadoras do pensamento"). Seis envelopes foram selados e dados a quem a orquestra confiava para passar pelos membros de sua família. Eles anunciaram seu concerto final ao povo como um ´grand finale´. Milhares de pessoas apareceram e mesmo tendo muitos que não conseguiam ouvir a música, a multidão cantando junto garantiu à apresentação ser a mais falada na história. Obrigado ao grande número de pessoas que a orquestra pôde tocar antes de sua última música quando guardas armados definitivamente destruíram o palco e prenderam os músicos. Eles foram mandados à prisão e depois condenados à morte por enforcamento.

Stockholm 2003, por um mero acidente dois dos originais descendentes da orquestra se conheceram em uma loja de música e começaram a conversar. Ao desenrolar da conversa descobriram que os dois tinham recebido uma estranha carta de algum antepassado contendo instruções de como reunir A Orquestra dos Demônios. Os dois ficaram muito animados e através de uma pouco de genealogia (série de antepassados) eles coordenaram achar todos os sucessores restantes em um período de três meses. Infelizmente todas as letras originais foram confiscadas e queimadas pela Igreja em 1503.
Se tratando de música, a nova orquestra não tinha direções quanto ao que tocar. Após minuciosas discussões concordaram que a música deveria ser como uma versão moderna da velha orquestra. Annlouice foi escolhida para ser a vocalista, sua angelical e poderosa voz operática era perfeita para trazer um sentimento bombástico para a música. As influências de dança e habilidades de programação de Pontus caíram como uma luva, já que a orquestra queria que os arranjos soassem um pouco mais futurísticos. Ele compartilha os trabalhos de guitarra com Daniel que é também o compositor principal na banda. Andy trouxe um groove à mistura adicionando poderosas batidas e dobradas de baixo pesado, enquanto a energética bateria de Andreas deu a certeza de que o som era ritmado e pulsante. Junto com Andy ele assegurou a fundação da banda. O conhecimento teórico e notável técnica de Johannes combinados com um emotivo estilo de cello o tornou essencial ao som da banda. Juntos eles respondem ao nome de Diablo Swing Orchestra e estão determinados honrar o legado de seus antepassados. "







Link para Download dos Albuns: THE BUTCHER’S BALROOM (2006) e SING ALONG SONGS FOR THE DAMNED & DELIRIOUS (2009)

Fontes: http://youkai-soul.blogspot.com.br, Wikipedia e http://screambloggore.wordpress.com
Videos: YouTube

Um comentário:

  1. Du caraio véio!!! minha banda favorita atualmente e te agradeço por ter me apresentado!!!

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)