Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Mais Censura, ou se preferirem "Controle de Mídia"



Encarregada de defender a imagem da Casa e dos deputados federais, a Procuradoria da Câmara quer controlar a internet para tirar do ar vídeos e comentários que desagradam aos parlamentares. O órgão jurídico da Câmara recebe pelo menos duas reclamações por mês sobre textos de blogs e vídeos postados em sites, que são considerados ofensivos ou caluniosos contra os deputados. Foram cerca de 30 reclamações desde janeiro de 2012, de acordo com a assessoria da Câmara. A maior parte é relativa a conteúdo publicado no portal Blogger e no site de vídeos Youtube, duas das maiores marcas pertencentes ao Google.

“Uma coisa é a boa informação, outra coisa é a informação incorreta. Ninguém pode publicar algo ofensivo, errado, inverídico. Quando isso acontece, temos que levar a questão à frente e, lamentavelmente, muitas vezes chegar aos tribunais”, afirma o novo procurador-geral da Câmara, o deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), há uma semana no cargo. Ele garante que tentará uma aproximação cordial com a empresa, para evitar desgastes para ambos os lados. “Tentarei manter um relacionamento cortês, seja com o Google ou com qualquer outro meio de comunicação”, afirma.

Fonte: Correio Brasiliense

Outros casos de censura ocorrendo no Brasil:


 - Em Goias o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) conseguiu uma liminar na Justiça proibindo uma jornalista de seu estado de escrever seu nome, sob pena de pagar multa diária. A decisão é da juíza Luciana Silva. Marconi se sentiu ofendido por textos de Lênia Soares, críticos à sua gestão e às relações obscuras com o contraventor Carlos Cachoeira.

 - Em 2009 o ex-senador José Sarney conseguiu liminares na justiça que impediam por mais de um ano o jornal Estado de São Paulo de publicar denuncias e reportagens que contenham informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. Até hoje o jornal continua impedido de publicar o conteúdo dessas reportagens.

 - Deputada estadual Cidinha Campos (PDT-RJ) censura o blogueiro Ricardo Gama após o mesmo publicar um vídeo fazendo denuncias a mesma.

Nos últimos anos, desde que foi decretada a mordaça velada contra o Estado, houve no Brasil ao menos mais 17 casos de censura judicial a veículos de comunicação, de acordo com dados da Associação Nacional de Jornais (ANJ), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Em sua maioria, a censura atinge jornais ou blogs de jornalistas na internet.

Lembrando que existem pelo menos 2 projetos de censura a internet esperando para serem votados pelo congresso.

Político que tentar ou conseguir CENSURAR a liberdade de expressão, pensamento, e imprensa, deveria ser BANIDO E EXPULSO pelo povo da vida pública, a internet tem que mostrar a sua força e ser respeitada.

Se o Controle de Midia tão desejado pelos socialistas for posto em prática, eles estarão viabilizando um dispositivo legal para censuras maiores que essas.

Saiba mais:

Lei da mordaça na internet é ressuscitada na câmara
http://shogunidades.blogspot.com/2010/10/lei-da-mordaca-na-internet-e.html

Entenda o porque a privacidade na na web pode estar acabando no Brasil
http://shogunidades.blogspot.com/2011/08/entenda-o-porque-privacidade-na-na-web.html

Um comentário:

  1. Em Saquarema-RJ, curral eleitoral do presidente da ALERJ, deputado estadual Paulo Melo, a lei da mordaça têm a conivência dos três poderes constituídos. Todos os jornais de oposição foram 'cassados' com processos judiciais e residências de trabalhadores invadidas pela polícia para apreensão de computadores, notebooks, pendrivers etc. Tudo isso com a colaboração, arbitrária de um provedor de internet local. Enquanto isso o jornal 'chapa branca', O Saquá, é financiado pelo poder público para só falar bem do atual governo e do deputado, omitindo tudo aquilo de ruim que acontece no município, mesmo aquelas notícias que alcançam expressividade no estado, no país ou no exterior.

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)