Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Democracia & Cidadania começa por você (Por Christian Jafas)

Este post é um resumo de uma série de postagens sobre os nossos deslizes de cada dia. Que, querendo ou não, exemplificam muito do nosso país. E mostram que não adianta sair às ruas usando a máscara do Guy Fawkes pedindo democracia ou fim da corrupção quando você mesmo não dá o exemplo.


Não Estacione seu carro na Calçada



Aê amigo, você foi na passeata? Acompanhou pela TV? Internet? Acredita que pode mudar o Brasil? Quer viver num país melhor? Então tá. Vamos começar?

 Não estacione o seu carro na calçada.
Atrapalha o pedestre, é muito injusto com os portadores de necessidades especiais e complica demais a vida do bebê.


Dê a preferencia aos idosos e gestantes. Ceda o lugar.




Se for utilizar o banco reservado ao idoso ceda o lugar quando um estiver perto. Não espere ele pedir, pois é um direito dele. Muitas vezes a pessoa fica com vergonha ou teme uma reação violenta. E não se faça de morto. Não funciona. Você não é cachorro, portanto não teve um treinamento especial para esse truque...


Não fume em locais fechados



Não fume em locais fechados como bares e restaurantes - tem uma lei sobre isso - e não deixe a fumaça do seu cigarro "serpentear" até o nariz do próximo. VOCÊ quer fumar. Você ESCOLHEU fumar. Mas quem está ao seu lado pode ter feito uma escolha diferente.


Facilite a mobilidade no transporte público




Não deixe sua mochila nas costas ao utilizar o transporte público. Faça como as pessoas na foto e coloque a mochila na frente. Não estou falando de assalto, e sim no espaço que ela deixará de ocupar!

A mochila, estando nas costas, representa mais um passageiro e vamos combinar que na hora do rush esse metro quadrado vale ouro, né?

Nada mais irritante do que tentar se movimentar no vagão e ficar empurrando mochilas...

Não pense só em você. Pense no próximo. Já é um bom começo para mudar o Brasil.


Chistian Jafas: é cineasta, blogueiro, botonista profissional e principalmente cidadão brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)