Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O erro de se misturar futebol com politica II: Seleção não tem nada a ver com os gastos da copa

Já disse algumas vezes. Não gosto de misturar esporte com religião ou politica. Nunca dá certo, sempre leva a discussões inúteis.

Nas redes sociais tenho lido opiniões divergentes, onde todos os pontos de vista até são válidos de alguma forma, porém se equivocam ao culpar o futebol por problemas que são criados exclusivamente por dirigentes de governantes.

Já disse e repito: Eu enxergo as coisas da seguinte forma, sou um amante do futebol quero ver o melhor time vencer. De preferência se for o meu time ou a minha seleção. Para mim merece vencer o melhor, não me importa se o pais da seleção ou time vencedor está afundada na lama ou se são super potências econômicas.

Ontem eu assisti a uma atuação épica da seleção brasileira. Há anos que não via uma seleção jogar daquele jeito. Marcação e aplicação total. Dizer que o jogo foi comprado é mais que injustiça é maldade, é rancor demais.

Quanto custa uma humilhação como a sofrida, ontem, pela seleção espanhola? Há dinheiro que pague o desmoronamento do estilo jogar que pretendeu, e conseguiu por certo tempo, revolucionar o futebol?

O brasileiro é aquele povo que se vende por pouco (Bolsas assistenciais ; vende voto por cesta básica, jogo de camisa etc...) e poe em dúvidas a vitória alheia. Acha que todo aquele que conquista algo é sortudo, o adversário facilitou, ou a conquista foi comprada com base em alguma teoria conspiratória digna de mentes de 15 anos. Vou adicionar uma palavrinha ao dicionário de vocês: Meritocracia. Os JOGADORES MERECERAM. Não foi uma vitória da Dilma não foi o Cabral, do Blatter nem do Marin.

É preciso separar; futebol é lazer, não passa de um esporte, um hobbie.  Se há quem use o esporte para ter poder, esse não tem meu voto e nem minha atenção. Futebol e politica não se misturam é assim que deve ser.


A vitória da seleção não vai fazer a vida de ninguém melhor ou pior. Futebol é lazer, não passa disso, cada um que torça por quem quiser. E o Brasil de ontem tá jogando muito!!!

Se isso por acaso faz de mim um alienado, lamento. Mas ao contrário da maioria eu venho protestando contra a realização da copa do Brasil desde 2007. O Brasil acordou, mas acordou tarde. Os gastos já foram feitos e outros gastos ainda ocorrerão. Construímos estádios de primeiro mundo tendo em volta um pais em crise financeira, politica e moral.

Eu lamento profundamente as cenas de violência e até mortes que ocorreram fora dos estádios durante a competição. Os protestos são necessários, desnecessários e criminosa é a atuação das autoridades que rechaçam as manifestações com extrema violência e ignorância. Usam nosso dinheiro para nos agredir com bombas e balas de borracha. (No caso do Rio sem licitação de compra desses itens). Fosse o Brasil um pais sério a atuação da PM do Rio fariam com que o governador perdesse seu mandato.

Já a seleção, eles não tem nada a ver com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)