Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sábado, 14 de setembro de 2013

"Quem vigia os vigilantes?" O que jovens cheios de ideais guiados pela ideia errada podem fazer



"A estrada para o inferno é uma via cheia de boas intenções"

“No fim de maio de 1966, Mao montou um novo organismo, o “Grupo restrito da Revolução cultural”, encarregado de organizar a purga. (...) “Em junho, Mao estendeu o terror ao conjunto da sociedade, fazendo dos jovens que frequentavam escolas e universidades seus instrumentos primeiros. “Os estudantes foram encorajados a atacarem os professores e a todas as pessoas encarregadas de sua educação, com o pretexto de que uns e outros lhes tinham deformado o espírito com suas “idéias burguesas” (...) as primeiras vítimas foram os mestres e o pessoal administrativo dos estabelecimentos escolares porque eram eles que instilavam a cultura... “Em 2 de junho, colegiais de Pequim afixaram um cartaz assinado por um nome impactante: “os guardas vermelhos” ... “A prosa estava salpicada de fórmulas agressivas “A baixo os ‘bons sentimentos’!”, “Nós seremos brutais!”, “Nós vos derrubaremos e vos esmagaremos aos nossos pés!”. Mao tinha semeado o ódio e ia recolher os frutos desencadeando os piores instintos dos adolescentes que constituíam o elemento mais maleável e mais violento da sociedade”. (p. 556-557) Fonte: Jung Chang e Jon Halliday, “Mao”, Gallimard, Paris, 2005, 843 p.

O que a revolução comunista na China tem a ver com os protestos no Brasil? Talvez a pergunta certa seja: O que jovens de 16 a 20 anos cheios de ideais e guiados pela pessoa errada podem fazer?

Para mim está muito claro que o movimento dos Black Bloc é orquestrado, tanto pelo governo quando envia gente infiltrada para incitar tumulto, quanto por partidos da oposição. Muitos desses que estão aí nas ruas usando máscara do Guy Fawkes nunca leram um autor anarquista. Há nos protestos gente infiltrada, P2 (Policial a paisana) a mando do governo. Tem muito rebelde sem sem causa fazendo quebra quebra.

Num passado bem distante eu já fui anarquista. E de cara aprendi que para uma sociedade utópica como essa possa ser colocada em prática, exige algo que está sendo jogado no lixo pelos jovens Black Blocs: Respeito.


Isso custou o seu dinheiro

Respeito pelo dinheiro público: Quando depredam, pontos de ônibus, lixeiras, placas e até prédios públicos; Quando agridem quem está trabalhando pra cobrir os fatos, independentemente da versão que seja contada nos jornais; Quando destrói patrimônio privado, dão outra demonstração de desrespeito. Pois se não respeitam uma loja, ou um banco - que gostem ou não geram emprego e se o fazem de forma exploradora, agradeça primeiro ao governo que os subsidiam com empréstimos entre outras facilidades que levam a administração irresponsável - Assim como na manifestação do Leblon em que lojas foram depredadas com a desculpa de que as roupas seriam doadas O que os impedem de desrespeitar sua casa?

"A revolução não é o convite para um jantar, a composição de uma obra literária, a pintura de um quadro ou a confecção de um bordado, ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é um insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra." (Mao Tse Tung).

A ideologia deles segue até a página dois. Basta uma ordem, uma mudança de planos ou a simples falta de consciência e pimba! A portaria do seu prédio pode virar alvo de pedradas. Porque algum desses jovens cheios de boas intenções acham que você é porco capitalista que se esconde em um apartamento, pouco importando o quanto você trabalhou e deu duro para ter esse "conforto burguês".

Sua casa também pode ser invadida, mesmo que seja com a desculpa de se proteger da policia, na melhor das hipóteses. Aí o prejuízo será todo seu, o estado não irá pagar o que for destruído pela sua mão armada, a PM. E ainda irá responsabilizar os jovens cheios de boas intenções, que podem, ou não usar algo seu como artefato contra a policia.

Nunca na história do mundo, uma revolução que pretendeu derrubar um governo e promover uma sociedade igualitária de forma violenta conseguiu devolver ou levar uma nação a democracia. Tudo o que conseguiram foi substituir um déspota por outro, na maioria das vezes, ainda pior.

Ai eu te pergunto. Quis custodiet ipsos custodes?

E ainda tem quem acredite que as manifestações de Junho começaram espontaneamente. O MPL, PSTU, PSOL e o Black Blocs agradecem pela sua boa vontade.

O Vem pra rua infelizmente não é um "Junte-se a nós voluntariamente e manifeste-se também pelo que quiser!". Na verdade não passa de um "Junte-se a nós, que somos estatistas, fanáticos e socialistas, por uma causa que ninguém especificou qual é, e talvez corra o risco de contribuir para uma manifestação em prol de algo de que você discorda e cuja solução pode ser muito pior que o problema, e se não participar vamos considerá-lo um acomodado egoísta que quer que as coisas continuem ruins. E será apenas questão de tempo nós nos virarmos contra você também!"

Em tempo: 15/09 - Dados pessoais de 50 mil policiais da PMERJ foram divulgados numa rede social.

Até era legal quando divulgavam dados de políticos notoriamente cretinos. Temo pelos policiais honestos e suas familias, no que pode acontecer se essas informações chegarem às mãos errada.

Nunca foi tão fácil provar que essa juventude cheia de boas intenções pode ser pior que qualquer ditador que já pisou nesse mundo. Eu tenho medo de gente que apenas seguem ordens. Mas tenho muito mais medo de quem age cheio de boas intenções, a qualquer custo, para mudar o que acha que está errado.

10/02/2014 - A primeira vítima fatal das "boas intenções"

O que era previsível aconteceu. finalmente os black blocs fizeram a sua primeira vítima fatal. O cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos, da TV Bandeirantes, que foi atingido por um rojão num protesto no Rio de Janeiro na última quinta-feira (6), sofreu morte cerebral na manhã desta segunda-feira (10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)