Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dando nome aos bois: Mensalão e "Mensalão tucano", na verdade Propinoduto tucano.

Dando nome aos bois - Tenho visto na minha TL muitas postagens falando de um uso de dois pesos duas medidas em relação ao "mensalão", termo criado por Roberto Jefferson e ao "mensalão tucano" termo usado pela imprensa para nomear o escândalo de corrupção tucana.

É sempre bom alertar que o termo "mensalão tucano" não se aplica ao tipo de corrupção praticada na eleição de Eduardo Azeredo ao governo de minas em 98. Pois trata-se de lavagem de dinheiro e desvio de doações de campanha. Se querem dar um nome podem usar o termo PROPINODUTO.

O fato de os dois casos de corrupção terem a participação de Marcos Valério validam o termo "valerioduto".

Por falar nisso, o primeiro caso a ser nominado como Propinoduto refere-se ao governo de Anthony Garotinho no estado do Rio entre 1999 a abril de 2002.

Já o termo MENSALÃO refere-se a um tipo de corrupção especifica que é o pagamento mensal de propina, feita com dinheiro público ou privado, a parlamentares para que votem a favor da aprovação de projetos de leis do interesse de um governo. Ou seja: COMPRA DE VOTO DE PARLAMENTARES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)