Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 8 de julho de 2014

O que um Brasil 1 x 7 Alemanha, em Copa do Mundo em Nossa Casa Pode Ensinar

Uma derrota como essa pode inspirar uma revisão de valores. Tudo aquilo que aconteceu é um reflexo do país e de nosso povo.

Somos um povo acostumado a acreditar em aparências, coisas efêmeras. Somos imediatistas, e acreditamos no que funciona agora, mesmo que daqui a um tempo não funcione mais.

Não conhecemos o valor do planejamento. Não sabemos dar um passo para trás pensando em dar dois a frente em um futuro. Tudo tem que ser agora. O depois não nos interessa.

Somos coletivamente megalomaníacos. Temos anseios que sabemos serem irreais e mania de grandeza e ainda assim nos iludimos. Acreditamos em coisas como nome e tradição. Não valorizamos o trabalho árduo. Desmerecemos o que o outro faz para que pareçamos maiores. Gostamos da zona de conforto.

Temos prioridades distorcidas. Culpamos o acaso e diversos outros fatores por nossos erros. Julgamo-nos merecedores por puro capricho. Queremos sucesso sem pagar o preço. Não assumimos responsabilidades quando precisamos. Não sabemos ouvir.

Tudo isso hoje ficou claro na seleção brasileira com uma derrota acachapante. Só não esqueçamos que noventa minutos de jogo resumiram todos esses defeitos que possuímos enquanto povo.

Então, aproveitemos para pensar nesta derrota, pois podemos repensar nossos valores sem a necessidade de perder Guerras Mundiais, sofrer ataques atômicos ou desaparecermos em um holocausto. Ainda bem que temos a chance de repensar com uma derrota em uma partida de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)