2014
A equipe e os colaboradores do Shogunidades escolheu os melhores discos do ano de 2014, como fazemos tradicionalmente desde 2010. Falar sobre a qualidade dos lançamentos do metal/rock nos últimos já está se tornando clichê e as votações tem se tornado cada vez mais difíceis, embora o vencedor deste ano tenha nadado de braçada na votação. Um dos motivos que mais me alegram nessa seleção é a inédita variedade de gêneros representados nesta lista final.
A equipe e os colaboradores do Shogunidades escolheu os melhores discos do ano de 2014, como fazemos tradicionalmente desde 2010. Falar sobre a qualidade dos lançamentos do metal/rock nos últimos já está se tornando clichê e as votações tem se tornado cada vez mais difíceis, embora o vencedor deste ano tenha nadado de braçada na votação. Um dos motivos que mais me alegram nessa seleção é a inédita variedade de gêneros representados nesta lista final.
Na décima quarta posição temos um triplo empate:
14 - Machine Head - Bloodstone & Diamonds
(Groove metal, Thrash metal, Metalcore)
"Blodstone & Diamonds" do Machine Head era um dos discos mais esperados do ano e por este motivo seu lançamento acabou dividindo muitas opiniões. Não foram poucos os que acharam o disco a decepção do ano e também não foram poucos os que o adoraram. Por isso ele acabou na 14ª quarta posição empatado com outros dois discos:
Opeth - "Pale Communion"
(Metal Progressivo/Doom)
Transatlantic - “Kaleidoscope”
(Rock progressivo)
13 - Flying Colors “Second Nature”
(Rock pregressivo, Hard rock)12 - Slash Featuring Myles Kennedy & The Conspirators - “World on Fire”
(Hard rock)
(Heavy Metal, Tradicional, Power)
Quer saber a quantas anda o mundo nos últimos cinco anos? Ouve o novo do Ratos, melhor do que qualquer site de notícias [Rafael Cavalcanti]
9 - Mastodon - "Once More ‘Round the Sun”
(Metal Progressivo, Stoner, Sludge)
8 - Grand Magus - "Triumph And Power"
(Heavy/Doom)
7 - Overkill - "White Devil Armory"
(Thrash metal)
6 - Project46 - "Que Seja Feita a Nossa Vontade"
(Metalcore, hardcore, death)
5 - Cavalera Conspiracy - "Pandemonium"
(Metalcore, Death, Thrash metal)
Max & Igor continuam desafiadores em um álbum sem concessões à melodia ou estéticas mais rebuscadas [Rafael Cavalcanti]
4 - Killer Be Killed - "Killer Be Killed"
Varios (Metalcore, Thrash metal)
Confesso que na primeira ouvida achei o disco meio confuso, por duas razões: primeiro o lance de ter três caras dividindo os vocais, de início me senti um pouco perdido; segundo porque o álbum apresenta em alguns momentos uma modernidade que eu não esperava. Sinceramente, quando foi anunciado o projeto, para mim viria uma das coisas mais brutais que o metal produziria este ano, e de repente me deparei com melodias que soam como as atuais bandas do chamado metalcore americano.
Foi uma estreia com o pé direito. Dificilmente veremos esses caras tocando ao vivo ou fazendo longas turnês (talvez um show aqui, outro ali...), mas fica a esperança de que isso não acabe neste primeiro álbum (como aconteceu com o Nailbomb, de Max, por exemplo, mas isso é outra história).[Carlos Henrique]
Foi uma estreia com o pé direito. Dificilmente veremos esses caras tocando ao vivo ou fazendo longas turnês (talvez um show aqui, outro ali...), mas fica a esperança de que isso não acabe neste primeiro álbum (como aconteceu com o Nailbomb, de Max, por exemplo, mas isso é outra história).[Carlos Henrique]
3 - SepticFlesh - Titan
(Death Metal, Technical Death metal)
Os caras simplesmente lançam um disco duplo de qualidade, técnica e peso tão absurdos. Que seria uma ofensa eles não estarem nessa lista.
2 - Exodus - Blood In, Blood Out
(Thrash metal)
Talvez a surpresa do ano. O nem tanto. Muito se falou sobre a saída do bom vocalista Rob Dukes (que deu nova cara e injetou sangue novo e adrenalina nas apresentações da banda ao vivo) e do retorno de Steve Zetro Souza, que tinha saído da banda de maneira não muito amigável. [MV. Shogun]
Disparado o melhor álbum e melhor surpresa de 2014 já que não sou fã do vocal do Zetro. Mas eu gosto do vocal do Mustaine, quero ter razão como, né? Então vá lá! [Rafael Cavalcante]
E o campeão:
1 - Behemoth - The Satanist
(Black, Death metal)
(Black, Death metal)
O trio liderado por Adam ‘Nergal’ Darski (vocal e guitarra), que é acompanhado por Tomasz ‘Orion’ Wróblewski (baixo e voz) e Zbigniew Robert ‘Inferno’ Prominski (bateria), retorna com um trabalho inédito cerca de cinco anos após “Evangelion”, de 2009; durante esse tempo a banda foi pega de guarda baixa com um diagnóstico de leucemia no líder Nergal, que o fez passar por um forte tratamento até a sua cura, o que serviu de grande inspiração para a composição deste álbum.
Extremamente bem composto e com uma produção excelente, “The Satanist” dá uma aula de brutalidade sem precisar se render à clichês para soar extremo e impactante.
O metal extremo tem um público grande e fiel e um número tão grande quanto de bandas que são aguardadas com discos novos ano após ano. Do mainstream (se é que podemos usar este termo em um gênero como esse) ao underground, 2014 prometeu, e cumpriu, mais uma vez com uma chuva de grandes lançamentos em todos os subgêneros da música extrema.
No calendário do metal extremo, 2014 é o ano do Behemoth! [Carlos Henrique]
Quase chegaram:
Judas Priest - Redeemer of Souls
Prostitute Disfigurement - From Crotch To Crown
Vallenfyre - Splinters
Midnight - No Mercy for Mayhem
Hirax - Immortal Legacy
AC/DC - Rock Or Bust
Blues Pills - Blues Pills
Hatriot - "Dawn of the New Centurion"
Autopsy - "Tourniquets, Hacksaws & Graves"
Evergrey - Hymns for the Broken
Primal Fear - Delivering the Black
As decepções do ano
Arch enemy - War eternal
In Flames - sirens charm
As decepções do ano
Arch enemy - War eternal
In Flames - sirens charm
Iced Earth – Plagues of Babylon
Judas Priest – Redeemer of Souls
As listas de cada um:
MV Shogun [Editor do blog]
MV Shogun [Editor do blog]
1 Exodus - Blood In, Blood Out (2014)
2 Behemoth - The Satanist (2014)
3 Accept - Blind Rage (2014)
4 Overkill - White Devil Armory (2014)
5 Hatriot - Dawn Of The New Centurion (2014)
6 Project46 - Que Seja Feita A Nossa Vontade (2014)
7 Outloud - Let's Get Serious (2014)
8 Cavalera Conspiracy - Pandemonium (2014)
9 Primal Fear - Delivering the Black (2014)
10 Evergrey - Hymns for the Broken (2014)
Quase
Machine Head - Bloodstone & Diamonds (2014)
Sanctuary - The Year The Sun Died (2014)
The Haunted - Exit Wounds (2014)
Agressor - Demise Of Life (2014)
Korzus - Legion (2014)
As decepções: Iced Earth, Arch Enemy, In Flames
Rafael Cavalcanti
1. Exodus - "Blood In Blood Out"
2. Behemoth - "The Satanist"
3. Obituary - "Inked In Blood"
4. Project 46 - "Que Seja Feita a Nossa
Vontade"
5. Madball - "Hardcore Lives!"
6. Cavalera Conspiracy - Pandemonium
7. Autopsy - "Tourniquets, Hacksaws &
Graves"
8. Triptykon - "Melana Chamasta"
9. Ratos de Porão - "Século Sinistro"
10. Cannibal Corpse - "A Skeleton Domain"
quase:
Killer Be Killed
Hatriot - "Dawn of the New Centurion"
The Haunted
Decepções do ano:
Machine Head com "Bloodstone & Diamonds"
At The Gates - "At War With Reality"
Carlos Henrique
1: “The Satanist” – Behemoth
2: “Kaleidoscope” – Transatlantic
3: “Bloodstone & Diamonds” – Machine Head
4: “Pandemonium” – Cavalera Conspiracy
5: “Pale Communion” – Opeth
6: “Once More ‘Round the Sun” – Mastodon
7: “Voyage” – The Vintage Caravan ****
8: “World on Fire” – Slash Featuring Myles Kennedy & The
Conspirators
9: “Second Nature” – Flying Colors
10: “Blues Pills” – Blues Pills
**** esse disco foi lançado na Islândia em 2012, mas somente
em 2014 a Nuclear Blast remixou e lançou “no mundo todo”. Se isso burlar as regras, considere o primeiro das menções o substituindo na lista principal.
As 5 menções:
“Killer be Killed” – Killer be Killed
“For the Journey” – Threshold
“Cantigas de Roda” – Raimundos
“ShutUp&Jam!” – Ted Nugent
“Circus Pandemonium” – A.C.T.
Surpresa positiva do ano: “The Hunting Party” – Linkin Park.
Jamais imaginei que destacaria um disco desses caras numa lista de melhores do ano minha.
Surpresa negativa do ano: “Siren Charms” – In Flames. Eu sempre curti todas as mudanças de sonoridade dos caras, mas dessa vez não rolou.
Léo Spellman
1 - Blues Pills - Blues Pills
2 - Rival Sons - Great Western Valkyrie
3 - Behemoth - The Satanist
4 - Exodus - Blood In, Blood Out
5 - Black Label Society - Catacombs Of The Black Vatican
6 - Killer Be Killed – Killer Be Killed
7 - Grand Magus - Triumph And Power
8 - Project46 - Que Seja Feita A Nossa Vontade
9 - AC/DC - Rock Or Bust
10 - Mastodon - Once More´Round The Sun
Menções Honrosas:
- Triptykon - Melana Chasmata
- Unisonic - Light Of Dawn
- Hatriot - Dawn Of The New Centurion
- Gus G - I Am The Fire
Revelações:
- Blues Pills - Blues Pills
- Crobot - Something Supernatural
Decepções:
1 - Pink Floyd - The Endless River
Rodrigo Almeida
1 - Behemoth - The Satanist
2 - The Oath - The Oath
3 - Mastodon - Once More Round The Sun
4 - Hirax - Immortal Legacy
5 - Septic Flesh - Titan
6 - Midnight - No Mercy for Mayhem
7 - Miasthenia - Legados do Inframundo
8 - Speedbreaker - Built For Speed
9 - Ratos de Porão - Século Sinistro
10 - Autopsy - Tourniquets...
Menções Honrosas:
1) Orange Goblin - Back From the Abyss
2) Cemitério - Cemitério
3) Korzus - Legion
4) Necrobiotic - Death Metal Machine
5)Soturnus - of Everything that Hurts...
Augusto Mendes
1. Behemoth - The Satanist
2. Septic Flesh - Titan
3. At The Gates - At War WIth Reality
4. Vallenfyre - Splinters
5. Prostitute Disfigurement - From Crotch To Crown
6. Illdisposed - With the Lost Souls on Our Side
7. Opeth - Pale Communion
8. Orange Goblin - Back From The Abyss
9. Wolfmother - New Crown
10. Overkill - White Devil Armory
Mençoes honrosas:
Bloodbath - Grand Morbid Funeral
Diocletian - Gesundrian
Machine Head - Bloodstone & Diamonds
Accept - Blind Rage
Mastodon - Once More 'Round The Sun
As decepções:
Exodus - Blood In, Blood Out
In Flames - Siren Charms (Bosta x100)
Decapitated - Blood Mantra (Duas faixas salvam)
Pablo Rodrigo:
1 Exodus - Blood In, Blood Out
2 Behemoth - The Satanist
3 Overkill - White Devil Armory
4 Machine Head - Bloodstone
5 Korzus - Legion
6 Valenfyre - Splinters
7 Accept - Blind Rage
8 Hirax - Immortal Legacy
9 Septic Flesh - Titan
10 Hatriot - Dawn Of New Centurion
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.
Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.
O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.