Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Liberland: O primeiro estado, sem "estado"



BELGRADO - Numa “terra de ninguém”, entre a Sérvia e a Croácia, foi anunciado o menor "estado soberano e independente" dos Balcãs, com território de sete quilômetros quadrados.

O novo estado chama-se "Liberland". Seu "presidente", o checo Vit Jedlicka, convida a todos os que respeitam o princípio do "viva e deixe viver", desde que não sejam extremistas.

Liberland situa-se às margens do Rio Danúbio, entre Backi Monostor e Zmajevac. Jedlicka afirma que o "estado" foi criado inteiramente em conformidade com o direito internacional, pois está localizado numa terra de ninguém, a qual não é reivindicada pela Sérvia nem pela Croácia.


"O objetivo do fundador do novo estado é criar uma sociedade em que pessoas honestas possam prosperar sem ter o estado dificultando suas vidas com restrições desnecessárias e impostos. Uma das razões para o estabelecimento de Liberland é a crescente influência dos grupos de interesse sobre o funcionamento de estados mundo afora e a consequente piora das condições de vida de seus cidadãos. Os fundadores são inspirados por Mônaco, Liechtenstein e Hong Kong", diz o site oficial do novo “estado”.

Vit Jedlicka, ligado à direita e próximo do ex-primeiro-ministro e presidente da República Checa, Vaclav Klaus, expressou sua esperança num comunicado onde diz que "a independente e soberana Liberland" será primeiramente reconhecida pela Sérvia e pela Croácia; ele já está preparando uma nota diplomática sobre o assunto. O próximo passo será o reconhecimento do novo estado pelos demais países do globo.

A moeda corrente do "país" será em Bitcoin mas outros tipos serão aceitos e os "pliticos" do pais serão constitucionalmente proibidos de endividar o pais. A constituição terá inspiração no modelo suíço.

Liberland tem bandeira, brasão, constituição e leis; e já está distribuindo cidadanias e convidando a todos, desde que não sejam extremistas, neo-nazistas, comunistas ou criminosos punidos por infrações graves.


Tradução: As Contradições da Esquerda.

Link da matéria original em inglês: http://inserbia.info/today/2015/04/czech-proclaims-new-sovereign-state-between-serbia-and-croatia-liberland/

Verbete na Wikepedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Liberland

Site oficial do "governo": http://liberland.org/en/about/

Um comentário:

  1. Assim que eu tiver condições abastadas, irei morar lá! Ao menos nas férias! kkk

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)