Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Pensamentos Sagazes: O FASCISMO PERFEITO


Por: Marcos Vinicius Mesquita (Editor do Blog)

O que fica claro pra mim na questão do Ed Motta (se são sabe acesse aqui e ria de chorar), e até em outras polêmicas recentes é que vivemos um novo tipo de fascismo e moralismo pior do que o imposto por qualquer governante ou conservador (no mal sentido).


O moralismo nunca morre, essa é a verdade, ele muda conforme a geração. A novidade aqui é que o moralismo de nossa geração não pertence mais aos mais velhos e sim aos mais jovens. Todos se consideram de vanguarda, "pra frentex" nos seus pensamentos, opiniões e atos, porém, não conseguem tolerar que alguém emita pensamentos, ideias ou pratique atos que batam de frente com sua vã filosofia de vida (mesmo que não tenha nenhuma embora acredite que possua uma).

Hoje o moralismo se fundiu com politicamente correto, onde quem o pratica quer ter a legitimidade da opinião; quer ter a liberdade e o direito de dizer tudo aquilo que lhe convier mas sem permitir que haja reação ou opinião contrária. Não querem sequer que o outro faça o mesmo que ele faz se isso o contradiz, ele quer possuir o monopólio das ideias mesmo que ele não possua o menor embasamento ou conhecimento de causa. Quem age como uma metralhadora giratória opinando sobre tudo muitas vezes de forma virulenta, se acha no direito de exigir silêncio a quem ousar também disparar seus tiros (vale para o próprio Ed Motta). O que me preocupa é que essas pessoas tem representação politica que age de forma idêntica.

Eu diria que chegamos ao um tipo de fascismo perfeito. Um fascismo que te oprime como nos moldes previstos por Orwell no seu livro 1984. Onde o "Grande irmão" é a pessoa ao seu lado e você deve teme-la. Mantendo o autor mas mudando de livro, penso que a cada dia mais em nosso mundo animal "todos os animais são iguais, mas alguns mais iguais que os outros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)